Quinta, 25 Abril 2024

Questionado pelo Portogente sobre o trabalho preventivo de saúde e segurança do trabalho após morte de estivador do Porto de Santos que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Ponto de Escalação 3, o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) local esclareceu que realiza exames anuais nos trabalhadores e tem até provas específicas para aqueles que executam serviços no corredor de exportação.

Leia também
* Ogmo Santos contesta informações sobre atendimento a estivador que sofreu AVC

Portogente - O Ogmo tem programa que verificam se o trabalhador está apto ao trabalho ou realiza exames médicos para isso?
O trabalhador portuário avulso, como todo e qualquer trabalhador, deve sistemática e periodicamente se submeter a exames médicos, de forma a avaliar sua condição de saúde e sua aptidão para o exercício de suas funções laborais. No OGMO-Santos, o trabalhador é avaliado anualmente, sendo convocado pelo setor de medicina ocupacional para a realização de exames laboratoriais e clínicos. Caso alguma alteração seja constatada nos exames realizados, o trabalhador é afastado de suas atividades e encaminhado para avaliação especializada, permanecendo bloqueado na escala operacional até que seja considerado apto para exercer suas funções laborais. Os exames básicos atualmente exigidos pelo OGMO-Santos são: hemograma, glicemia, raio-x tórax, audiometria, espirometria, visão e teste ergométrico (para trabalhadores acima 50 anos). Além dos citados exames, os trabalhadores que laboram no chamado “corredor de exportação” são submetidos à prova de função pulmonar e os trabalhadores que atuam especificamente na operação de máquinas e equipamentos portuários passam por exame psicotécnico, avaliação oftalmológica, eletroencefalograma e teste ergométrico.

Mais
* Ogmo Santos realiza avaliações anuais de saúde nos trabalhadores

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome