Quinta, 18 Abril 2024

Estudo elaborado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) sobre as obras na BR 101 Sul aponta que a duplicação será concluída no primeiro trimestre de 2016. Essa possibilidade depende ainda da liberação da licença ambiental para o túnel do Morro dos Cavalos, trecho mais crítico por abrigar território indígena.

* Para TST, dirigir na BR-101 é atividade de risco
* Adiamento de obras na BR-101 Norte traz descontentamento a empresários catarinenses

O engenheiro Ricardo Saporiti coordenou o trabalho a partir de visitas técnicas e de relatório encaminhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ao Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado Edinho Bez. Segundo o parlamentar, o diretor-geral do Dnit, órgão ligado ao Ministério dos Transportes, Luiz Antonio Pagot, visitará o estado em julho para falar sobre a situação da rodovia.

O presidente da Fiesc, Alcântaro Côrrea, avalia que o estudo contraria o que tem divulgado o Governo Federal. “No trecho sul o mais grave são as obras ainda não contratadas. No trecho Norte, ficou clara a postergação para a construção do contorno viário de Florianópolis, previsto no contrato original para término em 2012, assim como o pouco investimento que a concessionária tem realizado na melhoria dos trechos em que já cobra pedágio”.

O estudo confirma a calamidade que os usuários da BR 101 enfrentam para trafegar na região: obras não iniciadas, com destaque para o alargamento e reforço de antigas pontes que ainda estão em uso, obras inacabadas, reformas de trechos já duplicados e falta de sinalização geral, que dificulta a vida de motoristas e pedestres.

No caminho da conclusão da duplicação da BR 101 Sul, que se arrasta por quase duas décadas, está a topografia do território, rica em belezas naturais, rios e lagos e acidentes geográficos que acrescentam dificuldades às obras. São justamente nesses trechos que obras importantes e imprescindíveis ainda não foram contratadas devido também à licenças ambientais.

Obras necessárias para a BR101-Sul

1) Túnel e viaduto do Morro dos Cavalos, próximo a Florianópolis
2) Ponte sobre o Canal Laranjeiras, em Laguna.
3) Duplicação e restauração dos acessos à ponte sobre o Canal Laranjeiras.
4) Alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Tubarão.
5) Transposição do Morro do Formigão.
6) Alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Sertão dos Correias.
7) Alargamento e reforço da ponte sobre o Rio Cubículos.

Vídeo feito por catarinenses sobre atraso nas obras da BR 101 - março de 2011:

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