Suape enquanto porto é ainda incipiente, apesar de já ter 40 anos. Demorou a deslanchar. O seu movimento é um décimo do Porto de Santos. No momento, é apenas um terminal de combustíveis, somado a um terminal de contêineres e um moinho. É uma configuração clássica, numa enorme área, com projeções de crescimento mediante a construção de dársenas.
Mas não se enganem projetando para o futuro o mesmo ritmo do passado. Primeiro efetivo porto-indústria já tem em funcionamento um moderno estaleiro e está construindo uma refinaria de petróleo. Esta levará inevitavelmente à implantação de mais um polo petroquímico. Aquele irá atrair os fornecedores da cadeia produtiva naval, com a implantação de um polo de navipeças.
Já há a previsão de implantação de uma montadora de automóveis e uma usina siderúrgica será um complemento.
A vocação lendária de "Pernambuco falando para o mundo" se transformará num grande polo de comercialização com o mundo.
Demorou, mas Suape tende a ser o primeiro efetivo porto brasileiro da era da globalização. Ainda que só agora.
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