Quinta, 25 Abril 2024

Desde que foi inaugurado oficialmente, em 2 de fevereiro de 1892, o Porto de Santos (São Paulo) atrai cada vez mais atenções em âmbito nacional e internacional. Ao longo de sua história centenária, o Porto consolidou-se como a principal porta de entrada e saída de mercadorias do Brasil. Para participar competitivamente do comércio marítimo internacional, o porto santista vem recebendo grandes obras para o aperfeiçoamento e modernização de sua infraestrutura. Uma delas, que começou a ser pensada há 30 anos, já tem data para estar pronta. A avenida perimetral da margem direita, que fica na cidade de Santos, estará concluída até o dia 30 de novembro deste ano, garantindo eficácia à logística do maior complexo portuário do Hemisfério Sul.

Imagens cedidas pela Assessoria de Comunicação da Codesp

Na sequência, fotos mostram o antes, o durante e o depois das obras
como o viaduto em formato de Y na altura da Rua João Pessoa;
perimetral deve resolver conflitos rodoferroviários no Porto de Santos

A conclusão da perimetral faz parte de uma série de iniciativas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) que busca viabilizar a movimentação de 240 milhões de toneladas em 2024. Até o momento, o recorde do Porto de Santos foi registrado em 2009, quando pouco mais de 83 milhões de toneladas foram movimentadas. O objetivo, portanto, é ampliar em quase três vezes a capacidade operacional do Porto.

O diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da Codesp, Paulino Moreira da Silva Vicente, informa que para tirar a perimetral do papel foram investidos R$ 135 milhões em recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O percurso será de aproximadamente 5,5 quilômetros e deve resolver uma série de conflitos rodoferroviários, possibilitando que o transporte por caminhões e por trens aconteça sem interrupções.

Imagens cedidas pela Assessoria de Comunicação da Codesp

Obra era reclamada há 30 anos pelo setor portuário do País

Paulino destaca que a conclusão da obra, iniciada em março de 2007, foi antecipada em sete meses para não interferir na próxima temporada de navios de passageiros, que promete ser a maior da história do porto santista. “A obra só ficaria pronta em junho de 2011. Ao saber do fato, o ministro Pedro Brito até nos perguntou: ‘qual é o milagre?’”. Uma das pistas do trecho em obras da perimetral deve ficar pronta ainda na segunda quinzena de setembro.

A obra, segundo o diretor da Codesp, garante a redução de dois terços de veículos que transitavam diariamente pela Avenida Eduardo Guinle. Esta importante via do Porto de Santos passará a atender somente os terminais de açúcar e os retroportuários de contêineres, melhorando a logística terrestre do complexo.

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