Quinta, 28 Março 2024

O recém-empossado capitão dos portos de São Paulo, o capitão-de-mar-e-guerra Afrânio de Paiva Moreira Junior, 49 anos, esbanja bom-humor e disposição. Até então ocupando o posto de chefe do Estado Maior do 8º Distrito Naval, o comandante vivia em São Paulo longe do contato com o mar. Não visitava Santos desde 1999 e recebeu a notícia do comando com muita alegria. “Uma coisa interessante é que a cidade de Santos tem a informalidade do Rio de Janeiro, do mesmo modo que tem o dinamismo da capital e o conservadorismo do interior. Tem uma mistura das três coisas que chama atenção. Acho que não tem um oficial da Marinha que não goste de Santos”.  

Submarinista pela graça de Deus, como ele mesmo diz, está na Marinha há 34 anos e durante sua vida operativa comandou o rebocador de alto-mar “Triunfo”, o submarino “Tupi” e o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché.  

Como toda carreira extensa, teve muitos momentos de alegria, de conquistas. Mas, pode-se dizer que a sua vida militar foi marcada pelo submarino “Tupi”. “Tive o prazer de buscar o submarino na Alemanha. Acompanhei todas as fases, desde o processo de construção até ser o comandante dele. A vida de submarinista é extremamente gratificante. Estou louco para que um submarino venha logo para Santos para eu poder matar as saudades”. 

Afrânio chega a se emocionar ao recordar a época em que concorreu ao comando do submarino. “Era uma concorrência grande, dois submarinos estavam na disputa, o ”Tonelero” e o “Tupi”. Quando veio o “Tupi”, foi uma alegria muito grande”. 

Fala com tamanha paixão e orgulho da categoria dos submarinistas que contagia a todos. E é o espírito de equipe e a postura pró-ativa inerentes aos submarinistas que carrega no seu dia a dia. Afrânio diz que prefere delegar. “Meu estilo é trabalhar por veto. Nós delegamos competência, autoridade, mas a responsabilidade sempre será minha. Logicamente, cada caso é um caso. Nós trabalhamos com a ação a empreender, ou seja organização das etapas para alcançar o objetivo passo a passo, ou então, com uma outra frente que é o efeito desejado, quando há orientação mas sem interferência no trabalho. Se houver dificuldade, o militar chega até mim e fala. Quando estamos a bordo de uma operação militar, o sistema é mais rígido. Procuramos seguir o planejamento à risca”. 

A austeridade militar é aplicada somente dentro do ambiente de trabalho. Na vida pessoal, garante que é mais leve e flexível. É adepto da conversa e procura não ser ortodoxo com seus filhos, carinhosamente chamados de “fragatinha” e “submarino”, Bianca e Guilherme, 15 e 13 anos, respectivamente.

Quem diria, ele é santista
Além de seguir os passos do pai na carreira militar, o comandante Afrânio também é flamenguista. Mas há uma pequena divergência entre eles quando o assunto é o time do coração fora do Rio, é claro. Afrânio que vivenciou a era Pelé, é torcedor do Santos desde jovem. “Sou flamenguista e aqui em São Paulo sou santista. Meu pai era simpatizante do Corinthians, mas eu sempre torci pelo Santos. Nunca fui à Vila Belmiro porém, pretendo um dia acompanhar uma partida. Já ganhei até a camisa.” 

O comandante Afrânio não tem somente o futebol como lazer. A natação o acompanha desde pequeno. Chegou a competir até em um sul-americano antes de entrar para a Marinha. Hoje quer voltar a nadar para relaxar e manter a forma. 

Mas as horas vagas em Santos serão preenchidas com outra atividade: dança de salão. O novo capitão dos Portos adora dançar. “Gosto muito de fazer dança de salão. Às vezes você sai do trabalho cansado ou chateado com alguma coisa, você dança e fica relaxado. É uma terapia”. Admira vários estilos de música, de clássica a forró. “Só não gosto de funk e rock pesado”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome