Portos do Nordeste registram 213,9 milhões de toneladas movimentadas até agosto de 2025 🚢
Porto do Itaqui (MA) movimentou 24,8 milhões de toneladas, com o maior aumento da região – Foto: Vosmar Rosa/Mpor
De janeiro a agosto de 2025, os portos da região Nordeste movimentaram um total de 213,9 milhões de toneladas de cargas. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o volume representa um aumento de 1,14% em relação ao mesmo período do ano passado — o maior desde 2021.
Destaques dos portos do Nordeste
A movimentação de contêineres teve um crescimento expressivo de 10,68%, totalizando 14 milhões de toneladas. Também houve um avanço de 2% na carga geral em comparação a 2024.
“Estamos vivendo um dos melhores momentos da história no setor de infraestrutura. O desempenho do Nordeste, com um crescimento superior à média nacional, mostra que os investimentos estão gerando resultados concretos. Este resultado é fruto direto dos investimentos realizados na gestão do presidente Lula, um compromisso que se traduz em mais emprego e renda de qualidade para a nossa população”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
📈 Portos do Maranhão lideram crescimento
O Porto do Itaqui (MA) movimentou 24,8 milhões de toneladas, com destaque para combustíveis e grãos — um crescimento de 8,45% frente ao mesmo período de 2024. Já o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), líder regional, registrou 110,4 milhões de toneladas, aumento de 1,55%, consolidando-se como principal porta de saída de minério de ferro.
A soja impulsionou o resultado geral, com crescimento de quase 17% frente ao mesmo período anterior, totalizando 16,1 milhões de toneladas. O destaque ficou novamente para o Porto do Itaqui (MA), responsável por 12,5 milhões, seguido pelo Terminal Portuário Cotegipe (BA), com 6,63 milhões de toneladas — um salto de 75% em relação a 2024. 🌾








