Cresce mercado de marinas no Brasil e investimentos impulsionam turismo náutico e geração de empregos
O mercado de marinas no Brasil registrou um crescimento de US$ 196,4 milhões em 2021 para US$ 223,6 milhões em 2025 e deve chegar a mais de US$ 303 milhões em 2033, conforme pesquisa global da norte-americana Cognitive Market Research.

Durante o São Paulo Boat Show, líderes e especialistas reforçaram a importância das estruturas náuticas para o desenvolvimento de um segmento de alta geração de empregos e para o fortalecimento do turismo sustentável no país.
A indústria de marinas na América do Sul cresceu de US$ 577,3 milhões em 2021 para US$ 667,4 milhões em 2025 e deve atingir US$ 918,7 milhões até 2033 — um aumento de 86,5%. O Brasil lidera a região, com 33,5% desse mercado, mas ainda ocupa apenas a 11ª posição global. Apesar do imenso potencial, o país enfrenta entraves estruturais, principalmente a falta de marinas e infraestrutura de apoio.
No evento, projetos públicos e privados de implantação e expansão de marinas foram destaque. Para Ronaldo Jansen Júnior, secretário de Turismo de Itajaí (SC), “a marina é uma mola propulsora. Quando se instalou em Itajaí, trouxe grandes empresas, investimentos e qualificou o turismo, consolidando a cidade como polo náutico e econômico”.
A Marina Itajaí, um dos maiores complexos náuticos do país, chega a registrar até três meses de espera para manutenção — reflexo do déficit estrutural nacional. A falta de vagas e de novas instalações limita o crescimento de um setor com potencial de movimentar bilhões em turismo, lazer e empregos.
De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), o setor náutico gera cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos. Ainda assim, o Brasil tem um déficit de mais de 55 mil vagas para embarcações — um gargalo que impede o pleno aproveitamento do crescimento na produção e na demanda por barcos de lazer.
“Vejo marinas como destinos. Quanto mais estruturas adequadas e seguras, melhor para o turismo e para os navegadores”, comentou Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, durante o evento.
Como incentivo ao setor, o Ministério do Turismo lançou, durante o Boat Show, o Guia Náutico — desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — com diretrizes técnicas e sustentáveis para a criação de marinas, píeres e rampas em todo o país.
O Estado de São Paulo também anunciou investimentos de R$ 50 milhões em novas estruturas náuticas e espera movimentar cerca de R$ 21 bilhões ao ano até 2033, com geração de até 188 mil empregos.
Em Santa Catarina, que concentra 50% da produção nacional de barcos a motor, a Marina Itajaí segue em expansão. Está em construção o maior shopping em uma marina do Brasil, com investimento de R$ 100 milhões e inauguração prevista para a temporada 2026/2027.
Sobre a Marina Itajaí
Inaugurada em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro da cidade, ao lado do Centreventos. Possui modernos equipamentos como ForkLift de até 12 toneladas e TravelLift de até 75 toneladas, além de posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina do Sul do Brasil com Diesel Verana. O complexo conta ainda com dois restaurantes internacionais — Zephyr Seafood & Nikkei e Zebuíno Parrilla e Fogo —, amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do país com certificação ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.