💉 Vacinação antirrábica em Santos ganha posto fixo semanal
Tutores de cães e gatos podem levar seus pets toda quarta-feira, das 9h às 12h, ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV) – Av. Rangel Pestana, 96, Vila Mathias.
📸 Foto: Carlos Nogueira / Arquivo
Para receber a imunização, os tutores devem apresentar um comprovante de residência. Caso o pet não possua carteira de vacinação, o posto fornecerá uma nova.
As campanhas anuais de vacinação antirrábica foram suspensas em 2018 pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde 2022, a vacinação passou a ser realizada apenas em caráter de rotina e em bloqueios de focos. 🐾
“Mesmo sem as campanhas, mantemos o posto fixo na Cidade, e ele funciona o ano inteiro, de janeiro a dezembro”, destaca Boanerges Oliveira, chefe do CCZV.
🐶 A doença no animal
São considerados suspeitos de raiva os animais que apresentam salivação abundante, dificuldade para engolir e paralisia nas patas traseiras.
Em caso de acidente, lave a ferida imediatamente com água e sabão por 10 minutos e procure uma unidade de saúde.
👨⚕️ A doença no homem
A raiva é causada pelo vírus Lyssavírus, que ataca o sistema nervoso. A transmissão ocorre por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados.
Sintomas iniciais: mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, vômitos. Na fase avançada: agressividade, alucinações, convulsões, dificuldade para engolir e espasmos com água ou claridade. A doença é quase 100% fatal.
🦇 Morcegos
O CCZV deve ser acionado pelo telefone (13) 3228-3699 para a retirada de morcegos em residências, vivos ou mortos. Amostras são enviadas ao Instituto Pasteur-SP para análise.
Cães e gatos mortos com quadro neurológico são encaminhados ao CCZV para necropsia e investigação epidemiológica.
🌍 Esta iniciativa contempla o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, da ONU.








