🌎 Conab encerra X Reunião da Rede SPAA com 18 compromissos para segurança alimentar na América Latina e Caribe
Foto: Divulgação
O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, que também preside a Rede Regional de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos América Latina e Caribe (Rede SPAA), encerrou a X Reunião da Rede, realizada entre quarta (13) e sexta-feira (15), em Cartagena das Índias, Colômbia. Durante três dias, representantes de governos, instituições públicas e especialistas regionais debateram os desafios sobre Políticas para Enfrentar os Efeitos da Inflação dos Preços dos Alimentos e Garantir Acesso e Consumo de Alimentos 🍽️.
No encerramento, os países membros aprovaram uma declaração final com 18 ações conjuntas, priorizando o acesso a alimentos saudáveis, proteção da agricultura familiar e garantia do direito humano à alimentação, especialmente para os mais vulneráveis. O documento também reconhece que a inflação e as mudanças climáticas afetam profundamente a segurança alimentar e nutricional da população, reafirmando o compromisso em construir sistemas agroalimentares inclusivos, resilientes e sustentáveis.
Participaram 18 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Bolívia, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela, República Dominicana e São Vicente e Granadinas. Durante a abertura, foi anunciado o 19º integrante: Uruguai.
A reunião destacou a importância de informações claras sobre preços de alimentos, políticas públicas para estabilidade de mercados e acesso equitativo a alimentos nutritivos, promovendo desenvolvimento inclusivo e resiliente diante de inflação, mudanças climáticas e desigualdades sociais.
- Fortalecimento técnico de mais de 500 funcionários públicos em gestão de reservas estratégicas, inteligência de preços e comercialização.
- Melhoria de políticas de abastecimento em áreas urbanas e periurbanas, com economia de 10% a 30% para famílias vulneráveis.
- Promoção da agricultura familiar e camponesa, aproximando produtores e consumidores e gerando oportunidades locais.
- Geração de conhecimento com mais de 10 estudos para apoiar sistemas de informação, reservas estratégicas e feiras agrícolas regionais.
- Impulsionamento da Estratégia de Gestão de Reservas Estratégicas de Grãos Básicos do SICA, fortalecendo a capacidade institucional frente à volatilidade de preços.
Na manhã do último dia, os participantes fizeram visita de campo envolvendo ecoturismo e mercados campesinos em Cartagena e Ciénaga, conhecendo feiras e estratégias de comercialização local 🌱.
Durante a abertura da reunião, estiveram presentes presencialmente o presidente da CONAB, Edegar Pretto; Máximo Torero, Economista-Chefe da FAO; Andréia Rigueira, Chefe de Gabinete da ABC/MRE; e Martha Carvajalino Villegas, Ministra da Agricultura da Colômbia. Participaram de forma virtual ministros e representantes do Brasil, compartilhando experiências e boas práticas em políticas de segurança alimentar.
Um acordo inédito foi formalizado entre Conab, FAO e ABC/MRE para fortalecer sistemas públicos de abastecimento e comercialização de alimentos, ampliando o acesso a produtos saudáveis, aumentando resiliência e reduzindo vulnerabilidades econômicas, sociais e ambientais.
O projeto regional terá duração de 20 meses, incluindo estudos, troca de experiências e promoção da agricultura sustentável, com foco na participação de grupos vulneráveis e integração com fóruns multilaterais como Celac, Mercosul, G20, COP 30, Brics, OTCA e Comitê de Segurança Alimentar da ONU 🌐.
Além disso, o coordenador de Relações Internacionais da Conab, Marisson de Melo Marinho, apresentou a palestra sobre o “Portal de Informações Agropecuárias da Conab”, demonstrando como a plataforma fornece dados estratégicos para formulação de políticas públicas e tomada de decisão de produtores, empresas, imprensa e sociedade civil.