Uma das maiores operadoras de terminais do mundo reforça avanços estratégicos em seus terminais no Brasil
APM Terminals, site oficial.
São Paulo, abril de 2025 - A APM Terminals, uma das maiores operadoras de terminais portuários do mundo, com presença em 33 países e mais de meio século de experiência, participará na 29ª edição da Intermodal South America, que ocorrerá de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Reconhecida por sua liderança global no desenvolvimento e operação de terminais de contêineres, a empresa apresentará seus projetos mais recentes e inovações no Brasil, no stand JO93. Atualmente a companhia está presente no Nordeste brasileiro, em Suape, no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Ipojuca-PE), e Complexo do Pecém (CE), além das presenças nos terminais BTP em Santos e Itapoá (SC) por meio de operações em joint venture, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, digitalização e eficiência logística.
A APM Terminals Suape, localizada em Pernambuco, será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, com investimento inicial de R$ 1,6 bilhão, o projeto está em implantação e tem previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. Atualmente o projeto está em construção e é um marco para o setor, atendendo aos mais altos padrões de qualidade e segurança com responsabilidade ambiental e modernidade.
O terminal terá capacidade inicial para movimentar até 400 mil TEUs por ano, aumentando em 55% a capacidade de movimentação de contêineres do complexo portuário. Nesta fase de construção, cerca de 1.000 trabalhadores foram contratados indiretamente para trabalhar nas obras e, durante a operação, deve gerar 250 empregos diretos e mais de 2.000 indiretos.
Já a APM Terminals Pecém, no Ceará, localizado a 55 km da capital, celebra a chegada do serviço semanal MSC - Far East-Centram-ECSA Service (Santana), conectando diretamente o porto a importantes hubs asiáticos como Mundra (Índia), Singapura, Yantian, Ningbo, Shanghai, Qingdao e Busan. Essa nova rota reduz significativamente o tempo de trânsito entre o Nordeste brasileiro e a Ásia, eliminando a necessidade de transbordos nos portos do Sudeste e Sul.
De acordo com Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, na Intermodal 2025, serão apresentados detalhes de ambos os terminais, "Em Suape estamos com times dedicados à construção, com os equipamentos encomendados chegando até o final desse ano, e a cada dia mais próximos do início das operações". "Já em Pecém seguimos elevando o comércio regional e nacional para outro patamar, inaugurando uma nova conectividade que reduz pela metade o tempo estimado para a Ásia - de 60 para 30 dias- gerando ganhos expressivos de eficiência logística para exportadores e importadores., além da atração de novos perfis de carga, especialmente commodities e produtos de e-commerce com destino à China, Índia, Bangladesh e Egito", explica.
"É com orgulho que reforçamos o Nordeste brasileiro como um ponto estratégico no comércio com a Ásia, facilitando o acesso a insumos e aumentando a competitividade das exportações nordestinas. O desenvolvimento desse hub logístico impulsiona ainda mais a integração do Brasil às grandes rotas globais, consolidando a região como uma plataforma relevante de conexão entre continentes e um vetor de crescimento sustentável para o país", finaliza Daniel Rose
Sobre a APM Terminals: A APM Terminals é uma das maiores operadoras de terminais portuários do mundo, com presença em 33 países e mais de meio século de experiência. No Brasil, a empresa opera os terminais de Suape (em construção) e Pecém, oferecendo soluções logísticas inovadoras e sustentáveis para o comércio global.