Voltado para exportação, projeto Red Mercado organiza agenda de reuniões com empresários brasileiros e participação das companhias na feira Intermodal
Crédito de imagem: Click Petróleo e Gás
Quatro empresas chilenas dos setores de Energias Renováveis, Mineração, Logística e Telecomunicações desembarcam no Brasil para uma agenda de prospecção do projeto Red Mercado, em complemento à participação da missão na Intermodal, principal evento de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior, que acontece de 22 a 24 de abril em São Paulo.
A iniciativa tem apoio do CORFO, vinculado ao Ministério da Economia do Chile, com execução da Opción EC, consultoria em assessoria empresarial, e do Agente Operador Intermediário (AOI) da corporação estatal, Gedes.
Especializadas em atuar em situações de emergência e em zonas extremas, as companhias Chiamedrano, KAM Ingeniería y Servicios, Oñate e Simpatic oferecem ferramentas para tornar as operações mais seguras, tecnológicas e controladas em qualquer condição e em regiões remotas, maximizando a eficiência das empresas, além de identificar e evitar situações como as ocorridas em Mariana e Brumadinho.
As quatro empresas integraram um programa preparatório promovido pela Red Mercado com o objetivo de desenvolver e fortalecer suas capacidades exportadoras de serviços logísticos, com foco na sustentabilidade e no cuidado com os recursos humanos.
"Diferente de muitas iniciativas governamentais, o Red Mercado é destinado a preparar empresas que buscam expandir sua atuação no comércio internacional, capacitando-as em relação ao contexto dos mercados que vão prospectar - neste caso, o Brasil - e apoiando o contato com empresas, associações e traders", resume Loreto Valdés, diretora do projeto.
A missão brasileira do Red Mercado conta com suporte de Oscar Páez, engenheiro comercial com pós-graduação em comércio internacional, CEO da Consultora Proamérica e ex-diretor da ProChile Brasil.
Soluções oferecidas
Com o diferencial de dedicar suas soluções aos recursos humanos, a Chiamedrano desenvolveu sistemas de controle remoto de transporte de equipes, essencial em locais de difícil acesso; monitoramento da saúde laboral; segurança industrial; e monitoramento de riscos ocultos, como vazamentos de substâncias, que podem causar danos às pessoas e ao meio ambiente.
Respondendo à pregunta "como levar energia onde não há caminhos?", a KAM é especializada no apoio a transportes, máquinas, equipamentos, insumos e sistemas para a execução de obras, principalmente na área de infraestrutura e obras civis de comunicações. Entre suas soluções estão painéis solares, fibra ótica e respaldo energético.
Utilizando alta tecnologia na operação de sistemas de geração fotovoltaica, iluminação solar e armazenamento de energia, a Oñate apresenta ferramentas de ponta para garantir energia limpa, economia e eficiência energética. Além dos projetos de energia solar, atua na automação, monitoramento remoto e termografia aérea para detectar falhas ou defeitos em equipamentos nos estágios iniciais.
Saber onde os veículos de uma frota e as máquinas de uma obra ou serviço estão localizados, suas condições e como estão sendo usados, é fundamental para o êxito dos negócios. Nesta área atua a Simpatic, que mantém dispositivos conectados e sem perdas de sinal em qualquer território, de maneira prática, fácil e com atendimento humanizado.