A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a Autoridade Portuária de Santos (APS), e a empresa Vintage Trading SRO, proprietária, por meio do escritório Varea & Dionísio - na qualidade de seu representante legal -, vêm comunicar que nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, foi realizada a transferência do casco do NM Srakane, embarcação inoperante atracada no complexo portuário de Santos.
A movimentação segue um planejamento iniciado em outubro de 2024 e foi executada por empresa de reconhecida competência e especializada em salvamento marítimo, após cumpridos todos os requisitos previstos na NORMAM-204/DPC e tomadas todas as precauções de segurança.
Essa movimentação ocorre a pedido do proprietário do navio, após as condições de amarração no atual ponto de atracação terem atingido elevado grau de desgaste, tornando iminente o risco de ruptura das estruturas que mantinham o navio amarrado.
Dessa forma, a movimentação tempestiva do navio se justifica e se fez necessária, a fim de garantir a segurança da navegação e operação segura do Porto de Santos.
O local de destino do navio, no interior do estuário de Santos, possui estrutura adequada a manter o navio amarrado em segurança, e sua permanência na nova posição não constitui risco à navegação ou ambiental.
Foto: Alexsander Ferraz - A Tribuna
Sobre a Autoridade Portuária de Santos
A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).