Quinta, 09 Janeiro 2025

Por Mei Dent, Diretora de Produtos e Tecnologia da TeamViewer

Previsão: IA como copiloto de operações empresariai
A conversa sobre IA nos últimos anos tem sido negativamente afetada pela ideia de que, em breve, a tecnologia assumirá totalmente o controle. Mas não é bem assim. 2025 deverá ser marcado pela adoção generalizada da IA como um ‘assistente inteligente’, ao invés de um ‘tomador de decisão’ totalmente autónomo. Embora a Inteligência Artificial se torne profundamente integrada nos fluxos de trabalho e processos de tomada de decisão, a supervisão e a intervenção humanas continuarão a ser cruciais, especialmente nas operações empresariais. A indústria irá além do hype da automação total para se concentrar mais em parcerias práticas e colaborativas entre humanos e IA.

Recomendação: As organizações devem focar suas estratégias de IA em aumentar as capacidades humanas. Isso significa projetar fluxos de trabalho que aproveitem os pontos fortes da IA no processamento de dados e na geração de insights, mantendo ao mesmo tempo o discernimento e o bom senso do julgamento humano para decisões críticas. Embora a IA se mostre promissora na automatização de fluxos de trabalho, tanto as limitações tecnológicas como as considerações regulamentares manterão a automação total como carta fora do baralho em 2025. As empresas precisam investir em programas de formação que ajudem os funcionários a colaborar eficazmente com ferramentas de IA, se concentrando em áreas onde a experiência humana e as capacidades de IA possam criar resultados sinergéticos.

Previsão: Impacto ambiental da IA
Apesar de os últimos anos terem se concentrado fortemente na equidade e no uso ético da IA, 2025 trará uma mudança crítica na forma como mensuramos a pegada Ambiental da IA, particularmente em termos de consumo de energia. O debate sobre o potencial da Inteligência Artificial evoluirá para novas discussões sobre resolução de desafios ambientais, o que acabará por abordar as próprias demandas energéticas substanciais da tecnologia. Os principais fornecedores de IA ainda não se manifestaram sobre suas métricas de consumo de energia. Muito pelo contrário, eles têm se concentrado na capacidade e no desempenho. No entanto, à medida que as implementações de IA aumentarem e os centros de dados crescerem, será impossível ignorar questões sobre fontes de energia, eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

Recomendação: As organizações precisarão se concentrar não apenas em benefícios comerciais, mas também nos custos ambientais da IA. Essa mudança de mindset fará com que as empresas, quando possível, passem a priorizar soluções de IA que otimizem a eficiência energética, potencialmente favorecendo modelos menores e mais eficientes em vez de alternativas que consomem muita energia. O sucesso em 2025 exigirá relatórios transparentes sobre o impacto ambiental da IA, além de estratégias claras sobre como minimizar possíveis efeitos danosos. As corporações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarem o ponto ideal entre a capacidade de IA e a responsabilidade ambiental.

MEI DENT
Foto: Mei Dent - Diretora de Produtos e Tecnologia da TeamViewer (Divulgação)

Previsão: IA de borda para ações preventivas e hipercustomizadas

Impulsionada pela convergência da computação de borda e dos modelos de linguagem, uma mudança significativa se dará em 2005 em relação às soluções de IA, que passarão de reativas para preventivas. Ao levar as capacidades de IA para os dispositivos de borda, as empresas poderão processar e analisar dados em sessões em tempo real, criando experiências altamente contextuais e personalizadas. As atuais ferramentas de conectividade remota são em grande parte reativas, resolvendo os problemas só depois de terem acontecido. A combinação da IA de borda junto com a análise de dados durante as sessões remotas permitirá uma abordagem mais sofisticada.

Recomendação: O mundo corporativo deve começar a mapear suas oportunidades referentes aos dados em sessões internas e a desenvolver estratégias para a implementação de IA de borda. O sucesso exigirá a compreensão dos contextos únicos de diferentes utilizadores e casos de uso, bem como o investimento em infraestruturas de computação avançada que possam sustentar cargas de trabalho de IA. As empresas devem focar na criação de ações preventivas que aproveitem as informações em tempo real, mantendo a privacidade dos dados por meio de processamento local.

Previsão: IA empresarial evolui para experiências visuais
Embora as atuais aplicações de negócios de IA se concentrem principalmente na produção baseada em texto, 2025 será um ano de mudanças dramáticas em direção a experiências de Inteligência Artificial visuais e ricas. Se atualmente os usuários recebem instruções ou relatórios baseados em texto, em breve será possível interagir com a IA por meio de conteúdo visual dinâmico que inclui gerações de vídeo em tempo real, demonstrações interativas e guias visuais para resolução de problemas. É uma evolução da IA, que mudará drasticamente a forma como a informação é comunicada e consumida nos ambientes empresariais.

Os primeiros indicadores desta mudança já estão acontecendo, como é o caso da arte gerada por IA que ganha cada vez mais destaque e pode alcançar valor de venda na casa dos milhões de dólares. No entanto, a verdadeira transformação ocorrerá à medida em que todos os recursos da IA forem aplicados a contextos de negócios, como por exemplo, gerando vídeos tutoriais de 30 segundos para suporte técnico ou simulações visuais para treinamentos.

Recomendação: As organizações devem já começar a se preparar para esta revolução visual da IA, identificando áreas onde a comunicação visual pode melhorar os atuais processos baseados em texto. As empresas devem investir em ferramentas e plataformas que apoiem a geração de IA visual, ao mesmo tempo em que desenvolvem diretrizes para criação eficaz de conteúdo visual.

Sobre a TeamViewer
A TeamViewer é a empresa líder global em tecnologias e plataformas de conectividade remota para acesso, controle, gerenciamento, monitoramento e reparação de dispositivos de qualquer tipo – desde laptops e celulares até máquinas industriais e robôs. Embora a solução TeamViewer seja gratuita para uso pessoal, a companhia conta com mais de 640 mil assinantes e o software é amplamente utilizado por corporações e indústrias de todos os portes e segmentos para digitalização de processos críticos de negócios através de conectividade remota rápida, segura e perfeita. Tendo como pano de fundo as megatendências globais, como proliferação de dispositivos, automação e novas culturas de trabalho, a TeamViewer vem proativamente moldando a transformação digital e continuamente inovando nos campos da Realidade Aumentada, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Desde sua fundação em 2005, o software TeamViewer, carro-chefe da empresa, já foi instalado em mais de 2,5 bilhões de dispositivos em todo o mundo. Com sede em Göppingen, Alemanha, a TeamViewer emprega mais de 1,5 mil pessoas em escritórios globais. Em 2023, a companhia alcançou faturamento de cerca de 627 milhões de euros. As ações TeamViewer AG (TMV) estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt e pertencem à MDAX. Mais informações estão disponíveis em http://www.teamviewer.com.

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