Sábado, 27 Abril 2024

Imagem Geosistemas passa a disponibilizar solução global a preço mais acessível aos mais de 250 órgãos públicos das áreas ambiental, social e de segurança pública. Iniciativa visa incentivar a ampliação dos investimentos em análise emergenciais e preventivas no ano de 2024

No fim do ano passado, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), firmou um acordo com a Imagem Geosistemas - distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS no Brasil, ferramenta da americana Esri -, na oferta de descontos exclusivos em soluções de geotecnologia utilizadas no mundo para órgãos e entidades vinculadas ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que coordena os recursos de tecnologia da informação do Poder Executivo Federal. A redução do valor na contratação de serviços baseados em inteligência geográfica, agora, pode ser de até 50% do teto máximo gasto pelo Governo em futuros contratos.

Acordo governo

A iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem a finalidade de padronizar as contratações realizadas pelos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo federal, assegurando a autonomia de cada órgão e entidade na seleção de produtos que atendam suas necessidades. Órgãos de outros poderes e demais entes federados, também, poderão aderir ao acordo, de forma a reduzir seus custos em futuras contratações das soluções.

Além da redução de custos na aquisição na “família” de softwares ArcGIS, a parceria do Governo Federal com a ESRI/ Imagem Geosistemas, possibilita aos órgãos a padronização de soluções tecnológicas e a redução na burocracia, tornando muito mais célere o processo de implementação das tecnologias e novos sistemas.

O objetivo da união é ampliar a oferta das soluções de geoprocessamento, sensoriamento remoto, mapeamento e análise de informações espaciais para auxiliar na execução de políticas públicas em diversas áreas especialmente nas áreas ambientais e sociais.

Por meio da aquisição de novas ferramentas tecnológicas de análise de informações espaciais voltadas à gestão pública, Luiz Vargas, Diretor de Marketing Produtos e Verticais da Imagem Geosistemas, acredita que existem diversos fatores que tornam o estudo geográfico de extrema importância para cada região. “O mapeamento de onde os ativos estão, seja de malha rodoviária, seja de hospitais e escolas, características de condições climáticas, é fundamental na discussão do desenvolvimento de políticas públicas, em especial, em um país tão diverso quanto o Brasil”, diz.

Em análise realizada pela Secretaria de Governo Digital (SGD), a ESRI foi identificada como uma referência mundial no assunto e ocupa a 6ª posição de maior fornecedora de software para os órgãos do SISP. “Esse é um dado muito relevante, pois vemos o quanto o GIS é importante dentro da esfera pública brasileira. O acordo é uma grande oportunidade para que os órgãos obtenham novos licenciamentos ou modernizem os sistemas já existentes”, relata o executivo.

Iniciativas como o acordo corporativo que possibilita um investimento mais factível tendo em vista as dificuldades econômicas do orçamento público são de extrema importância para a transformação digital do país. “Será uma iniciativa bem importante para incentivar a ampliação dos investimentos públicos em tecnologias para análises emergenciais e preventivas dos mais diversos segmentos e contextos, neste ano de 2024”, conclui Vargas.

Mais sobre a Imagem (www.img.com.br): empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 400 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome