Ferramenta multifuncional será utilizada para suporte comercial e captação de novos clientes
A Wilson Sons, por meio da unidade de negócio Rebocadores, acaba de criar um perfil no WeChat, plataforma digital chinesa de comunicação. A estratégia da companhia é investir na comunicação local para dar suporte a ações comerciais e captar novos clientes. No conteúdo do perfil, 100% em mandarim, a Wilson Sons divulga iniciativas relevantes da empresa e informações do mercado marítimo e portuário brasileiro.
“Entendemos a necessidade de criar esse canal de comunicação com os nossos clientes. Queremos nos aproximar mais desse público, entendendo, de forma mais profunda, sua cultura e utilizando as mesmas ferramentas e linguagens. O relatório da UNCTAD de 2020 evidenciou que mais da metade dos navios da frota mundial são operados por empresas asiáticas, reforçando ser um mercado estratégico para nós”, explica Elísio Dourado, diretor comercial de Rebocadores.
Mais de 20% dos clientes e parceiros da unidade de Rebocadores da companhia têm relação com a China e mais de 25% dos navios atendidos pelo negócio têm o país como origem ou destino. O mercado asiático faz parte da cadeia de logística portuária da Wilson Sons desde a compra de minério e grãos, passando pelo navio que conduz o fluxo, até a exportação de produtos acabados ou fertilizantes para o Brasil.
“A Wilson Sons, como líder no setor de apoio portuário, cresce junto com a parceria de comércio exterior entre Brasil e China. Em 2021, aumentamos nossa participação nesse fluxo, principalmente com a exportação de minério de ferro e soja, e até com a importação de produtos siderúrgicos”, aponta Elísio.
A divisão de Rebocadores, que já tem em seu time comercial duas representantes em solo chinês, acredita na importância de estreitar o relacionamento com esses clientes. “Lançamos a conta oficial do WeChat com o intuito de aprimorar ainda mais o atendimento e a comunicação com esse público, pois nosso objetivo é garantir a melhor experiência para os nossos clientes.”, comenta Lynn Xiong, especialista de marketing de Rebocadores, representante da companhia na China.
O WeChat passou a ser considerado, em 2018, o maior aplicativo móvel do mundo com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais e é o principal aplicativo utilizado na China, já que é uma ferramenta multifuncional. O super app possibilita, além de mensagens de texto, voz e vídeo, compartilhamento de dados e pagamentos, uso corporativo por meio de um perfil empresarial, dentre outras funcionalidades.
Com uma frota de 80 rebocadores, a maior do Brasil, a Wilson Sons está presente em 25 localidades, cobrindo quase toda a costa brasileira. A companhia conta com a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além disso, tem o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAMWS), onde são realizados treinamentos periódicos das tripulações e projetos específicos de clientes e outras partes interessadas, com equipe técnica especializada e reconhecida por todo o mercado, por meio do simulador de manobras próprio da Wilson Sons, que é capaz de oferecer diferentes cenários operacionais.
A companhia, por meio de sua unidade de negócio, Rebocadores, possui o status de classe mundial em segurança, padrão de excelência definido pela Du Pont, consultoria referência mundial no setor, contabilizando mais uma conquista na gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde).