Setor portuário privado segue com importante contribuição para retomada da economia nacional nos primeiros cinco meses do ano. O perfil de carga que mais evoluiu foi movimentação de Contêineres
A movimentação de cargas nos terminais portuários privados cresceu 9,3% entre janeiro e maio de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano, os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 315,5 milhões de toneladas. A movimentação total cresceu 9,2%.
O presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa destaca que dois TUPs associados estão entre os terminais que tiveram maior crescimento percentual - o Terminal Marítimo Ponta Ubu, com aumento de 516,9%, e o Terminal TMULT e TCAR que cresceu 136,5%.
Segundo Barbosa, o setor portuário privado segue respondendo positivamente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 no país. Ele destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional no período. "Apesar do momento desafiador que o país atravessa, os portos privados seguem apresentando números ascendentes na movimentação de cargas. O setor portuário privado tem importante participação na recuperação econômica dos últimos meses", explica.
Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram Contêiner (+19,3%), Carga Geral (+16,9%), Granel Líquido e Gasoso (+14,5%) e Granel Sólido (+4,9%).
Os números podem ser encontrados no DataPort, banco de dados da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) que reúne informações atualizadas do setor portuário em uma única plataforma.