Apesar das ferrovias e hidrovias, maior parte do escoamento agrícola da região ainda depende da malha rodoviária
Considerada uma "região-chave" para o escoamento de produtos agrícolas no Brasil, devido a sua localização geográfica, o Centro-Oeste ainda enfrenta grandes desafios em sua infraestrutura de transportes. Para discutir o tema, o FGV Transportes promove o webinar "Panorama ferroviário do Centro-Oeste: problemas e soluções", no dia 6 de abril, das 18h às 19h30. A transmissão será ao vivo pelo canal da Fundação no Youtube.
Segundo dados da Embrapa, em cinco anos o Brasil será o maior exportador de grãos do mundo. O Centro-Oeste é responsável por 46% do cultivo nacional, sendo o estado do Mato Grosso o maior produtor de soja do país. Entretanto, o sistema de transportes na região ainda é bastante desequilibrado entre seus modais, com 90% de seu escoamento agrícola dependente da malha rodoviária. Apesar das ferrovias e hidrovias carregarem parte da produção, a falta de investimentos eleva os custos logísticos, tornando o país pouco competitivo frente ao mercado internacional.
O encontro contará com a presença do Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira; do Diretor do International Growth Center (LSE), Cláudio Frischtak; e do ex-secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Frederico Bussinger. A mediação será feita pelo diretor do FGV Transportes, Marcus Quintella.
Panorama ferroviário do Centro-Oeste: problemas e soluções
Data: 6 de abril (terça-feira)
Horário: 18h às 19h30
Inscrições: http://evento.fgv.br/ferroviascentrooeste/