Quinta, 28 Março 2024

A emissão de poluentes na atmosfera é a grande responsável pelo aquecimento global. E se antes os veículos automotores eram considerados pelos cientistas como os grandes vilões, nas últimas décadas isso vem mudando com a implantação de programas de controle de emissões veiculares na Europa, nos Estados Unidos e em diversos países. No Brasil, o programa de controle de emissões veiculares (Proconve), que está em sua sétima fase, estipula a redução de 60% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 80% nas emissões de material particulado dos caminhões e ônibus que saem de fábrica.

Caminhão Glauco

Em 2022, quando começar a vigorar a fase 8 do Proconve, esses índices deverão ser de, no mínimo, 90%. Mas toda essa tecnologia antipoluente só funciona corretamente se as manutenções preventivas forem feitas regularmente e em conformidade com as instruções do manual do fabricante. Vale ressaltar que dirigir um caminhão que polui mais do que o permitido, é considerado infração grave pela legislação de trânsito com aplicação de multas e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Desta forma, para não prejudicar o meio ambiente e não correr o risco de ser punido vale seguir dicas como as da concessionária de caminhões Via Trucks, que tem unidades em Guarulhos-SP, São Bernardo do Campo-SP e Contagem-MG. A Via Trucks é revendedora da marca holandesa DAF, que conta com uma planta fabril no município de Ponta Grossa, no Paraná. A linha DAF é fabricada dentro dos padrões exigidos pelo Proconve 7 e a Via Trucks possui, em suas instalações, toda a tecnologia necessária e técnicos capacitados para realizar a manutenção de veículos novos e usados da DAF, além de também estar gabaritada para atender outras marcas em sua oficina.

"A boa manutenção está diretamente ligada ao desempenho, influenciando em maior eficiência do veículo, reduzindo o consumo de combustível e consequentemente os poluentes. Portanto, uma boa assistência oferecida por profissionais especializados é fundamental", explica Marcos Nogueira, gerente de pós-vendas da Via Trucks. Nogueira reforça que um profissional sem o devido conhecimento e sem os equipamentos certos não saberá identificar problemas. Além disso, é arriscado usar peças de reposição paralelas e fora de conformidade. "Na Via Trucks, o proprietário do veículo conta com profissionais experientes e tem à disposição peças originais, genuínas e homologadas", afirma o gerente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome