Dificuldades e adaptações financeiras estiveram entre os principais temas debatidos para o momento de retomada do turismo.
Os secretários de Turismo de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba se reuniram, no dia 18 último, para planejar as ações do Circuito Litoral Norte em 2021. Com foco principalmente em preparar e desenvolver o segmento neste momento de retomada, o plano de ações do consórcio turístico visa manter a região como foco dos viajantes, além de atingir novos polos emissores e capacitar o trade local.
A reunião foi comandada pelo secretário Executivo do consórcio, Gustavo Monteiro, e contou com a participação de Fernanda Galter Reis, anfitriã e representante da pasta em Caraguatatuba, Alessandro Morau, novo secretário de Turismo de Ubatuba, Luciane Leite, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela e, virtualmente, dos secretários de Bertioga e São Sebastião, Ney Rocha e Adriana Balbo.
"O encontro foi muito importante para redimensionamento de orçamento e adequação do planejamento de trabalho para 2021. Com a participação de todos os secretários de Turismo, compreendemos as prioridades dentro do cenário atual e alinhamos o foco estratégico do trabalho regional, de preparo, capacitação, infraestrutura e foco em promoção direcionada para aumento gradual de qualificação, distribuição da sazonalidade e turismo sustentável. A união dos municípios é o fator mais importante para o crescimento regional neste momento”, afirma Monteiro.
As ações do Circuito Litoral Norte envolvem diversos âmbitos, tais como: ações de desenvolvimento intermunicipal, de infraestrutura turística, feiras e lançamento da nova marca regional, marketing digital, assessoria de imprensa e capacitações e treinamentos. Sempre visando a regionalização do turismo, o consórcio segue trabalhando em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Ministério do Turismo e entidades competentes do setor.
Sobre o Circuito Litoral Norte
O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).
O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.
Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.