É possível encontrar no mercado diversos tipos de papéis, como o papel sulfite, papel cartão, canson, papel ecológico e muitos outros. De qualquer forma, os papéis estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, principalmente de estudantes.
Visando hábitos mais ecológicos que contribuem com o meio ambiente, escolher o tipo de papel adequado para utilizar em sua rotina é de extrema importância, considerando que a maioria das folhas de papel são utilizadas apenas uma vez e são descartadas logo em seguida.
Pensando nisso, selecionamos as principais diferenças entre o papel sulfite ecológico e o papel sulfite comum. Continue lendo e saiba mais!
Papel ecológico
A principal diferença encontrada entre a folha de papel sulfite comum da folha de papel ecológica, sem dúvidas, é o processo de fabricação das mesmas. A produção dos dois tipos de folha são bem parecidos, a grande diferença está na composição da massa.
O papel branco é fabricado com celulose 100% virgem, já no papel ecológico, a massa precisa ser composta por 50% de fibra virgem e 50% de fibra reciclada, que é proveniente de materiais como caixas, jornais e revistas.
Papel sulfite comum
Na produção do papel sulfite A4, cerca de 95% das folhas são feitas a partir do tronco das árvores cultivadas com as partes menores, como os ramos e folhas dessas árvores. No Brasil, a espécie mais utilizada para a fabricação da folha sulfite é o eucalipto, principalmente devido ao seu crescimento rápido.
Assim, é possível fabricar diversos tipos de papéis comuns, como, por exemplo:
● Papel branco comum;
● Papel Kraft;
● Jornais;
● Papel cartão e cartolina;
● Revistas;
● Caixa de papelão ondulada;
● Papel misto.
E o comum pacote de folha sulfite.
Reciclagem do papel
Apesar de não serem papéis ecológicos, os papéis de um pacote de folha sulfite podem — e devem — ser reciclados! Para que seja possível fazer a reciclagem adequada, conheça os tipos de papéis que podem ser reciclados:
● Caixas de papelão;
● Jornais e revistas;
● Fotocópias;
● Folhas de cadernos e cadernos inteiros;
● Envelopes;
● Rascunhos;
● Provas;
● Cartazes.
E muitos outros, não deixe de contribuir com a saúde do meio ambiente!