Sábado, 20 Abril 2024

A suspensão das aulas presenciais nas redes públicas e particulares de educação, imposta pela quarentena nesta pandemia de Covid-19, aumentou o uso de ferramentas voltadas ao ensino remoto. Para alguns, ainda é preciso adaptar-se às tecnologias ou mesmo conseguir acesso. Para outros, o desafio está em aprender como explorá-las com mais eficácia. Diferenças a parte, o fato é que o universo digital apresenta uma infinidade de possibilidades, que vão muito além das páginas especializadas em educação, quando o assunto são recursos que ajudam a ampliar o conhecimento e a potencializar o processo de ensino-aprendizagem, mesmo que a distância.

Os podcasts - arquivos digitais de áudio transmitidos via internet - estão em alta entre os brasileiros e registraram aumento de 67% no consumo, em 2019, segundo pesquisa da plataforma de streaming Deezer. Essa mudança de hábito também favorece a rotina de estudos, já que se torna mais uma ferramenta de acesso à informação. “Os podcasts estão em toda parte atualmente: nos portais de notícias da grande imprensa, nas páginas de autoridades e especialistas em diferentes assuntos, e até mesmo empresas e instituições aderiram ao formato para levar informação de seu nicho de atuação para o público que deseja impactar. Então, quando estiver estudando um determinado tema, vale procurar nos buscadores de internet e, principalmente, nas plataformas de áudio, como o próprio Deezer e o Spotify, para verificar os podcasts existentes sobre o assunto e experimentá-los, avaliar diversos aspectos como a usabilidade, funcionalidade, forma de acesso e até o layout ”, especialista Daniela Picolo, docente do Senac Bertioga

Outro movimento importante observado atualmente no que se refere a conteúdo digital é o crescimento na audiência das lives – termo em inglês utilizado para programas ou eventos transmitidos em tempo real, normalmente pela TV ou internet. Popularizado na quarentena pelas apresentações musicais de artistas, o formato vai muito além disso e pode trazer boas contribuições para o processo de estudo. “Essas transmissões podem trazer discussões de assuntos diversos e oferecem um amplo leque de possibilidades. Aproveitar a onda para acessar conteúdo dessa natureza pode ser uma boa opção para quem estuda em casa”, sugere Daniela. “Mas é importante ficar de olho na credibilidade e veracidade do conteúdo, ou seja, confie no conteúdo de lives apresentadas por especialistas e/ou em canais reconhecidamente sérios”, alerta.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome