Empresas ligadas à ATP também foram responsáveis pela produção de respiradores, compra de testes, criação de leitos e distribuição de materiais de higiene
Uma corrente de solidariedade se formou entre os portos privados brasileiros. Empresas que operam no setor doaram, até o momento, R$ 418,9 milhões para o combate à Covid-19. Os números são da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) que realiza um trabalho de compilar informações e ações de prevenção dessa rede formada por seus associados.
Além das doações financeiras, as empresas ligadas à ATP também foram responsáveis pela disponibilização de 400 novos leitos para atender pacientes, mais de 5 milhões de testes para a Covid-19, produção de 6,5 mil respiradores, distribuição de mais de 17 milhões máscaras de proteção e mais de 170 mil litros de álcool 70%, além da doação de Itens como termômetros, luvas, aventais, toucas, roupas, kits de higiene e refeições.
“Neste cenário de pandemia, as empresas têm mostrado solidariedade não só em ações, como doações, mas também na priorização do desembarque de cargas de materiais de saúde e prevenção, como máscaras e produtos hospitalares”, aponta o Diretor- Presidente da ATP, Murillo Barbosa. Ele ressalta que o setor não parou suas atividades e vem adotando medidas de prevenção em todas as suas operações.
Atualmente, a ATP representa 29 empresas de grande porte e congrega 56 TUPs (Terminais de Uso Privado). Juntas, as associadas da ATP movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresas que atuam em segmentos como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos.