Quinta, 28 Março 2024

Um dos principais portos privados do Brasil para o carregamento de granéis sólidos enfrentou limitações de operação em uma de suas máquinas mais importantes, uma stacker utilizada nos pátios de minério. Dotada de esteira transportadora com dois motores funcionando com compartilhamento de carga, a stacker apresentou problemas em um de seus inversores de frequência, acarretando inúmeras paradas de processo e perda de produção. A equipe de manutenção do porto já havia feito algumas tentativas de diagnóstico e reparo do inversor original sem sucesso.

Para reverter esse quadro, o porto recorreu a Scanner Automation, integradora de sistemas com foco na engenharia completa, desde sua concepção, operação, fornecimento de peças avulsas até a ampliação do sistema ou máquina. “No primeiro momento a Scanner foi chamada para verificação do sistema original, que não estava funcionando. Ao constarmos o tipo de aplicação (conveyor) e a criticidade do processo, propomos a substituição dos equipamentos atuais instalados na máquina pela linha VACON® NXP, da Danfoss”, comenta André Bastos Martins, especialista em automação e drives da Scanner.

Era necessário garantir a funcionalidade da máquina em plena carga e assegurar que, mesmo com todas as modificações, a máquina ficasse à disposição da produção em um curto espaço de tempo. O inversor de frequência da Danfoss foi o escolhido por ser totalmente compatível com a aplicação. “Temos total capacidade técnica de produzir uma solução completa englobando todas as modificações de hardware e de software, tornando o inversor NXP totalmente integrado ao sistema de supervisório atual da máquina”, explica Martins.

A Danfoss propôs a Scanner a substituição não apenas do inversor danificado, mas também do outro aplicado na esteira, com corrente de 730A cada, além de incluir modificações de projeto. Os novos inversores NXP funcionam com compartilhamento de carga em configuração mestre/escravo com comunicação em fibra óptica usando o “SystemBus Vacon”. Foi modificada também a rede de comunicação original do projeto – os inversores da Danfoss utilizam comunicação Ethernet IP, com toda a modificação e configuração do PLC feita pela Scanner Automation.

Após a conclusão do projeto, o porto obteve melhora significativa em sua produção, com a redução de paradas e diminuição do tempo de parada. “Além disso, o cliente pode contar com a proximidade de um parceiro Danfoss, facilidade maior de aquisição de peças sobressalentes, plano bem elaborado de manutenção preventiva e treinamento específico de produto para a equipe de manutenção. Tudo isso garante maior agilidade no primeiro atendimento emergencial”, finaliza o especialista em automação e drives da Scanner.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome