Sexta, 29 Março 2024

De acordo com estudo desenvolvido pela TMF Group, empresas brasileiras adotaram medidas para evitar efeitos negativos de disputas comerciais em seus negócios

Empresas multinacionais brasileiras acreditam que a guerra comercial entre a China e os EUA, a disputa comercial entre a União Europeia e os EUA e o Brexit abrirão oportunidades de negócios para elas em 2020, de acordo com um novo estudo desenvolvido pela TMF Group, provedora global líder em serviços administrativos de alto valor.

Pg 600 BrexitCrédito: Divulgação.

De acordo com o relatório, que entrevistou 1770 empresários do Brasil, EUA, China, Reino Unido, Cingapura, Índia e França, quase metade (41,6%) das empresas brasileiras antecipa que a disputa comercial entre a China e os Estados Unidos terão um impacto positivo nos negócios no país. Mais de um terço (35,6%) enxerga que a saída do Reino Unido da UE criará novas oportunidades. Quase o mesmo número (35,2%) acredita que a disputa entre a UE e os EUA terá um impacto positivo nos negócios no Brasil.

Um número menor pensa o contrário: um terço dos entrevistados (32,4%) acredita que a disputa comercial entre China e EUA terá um impacto negativo sobre os negócios no Brasil, 27,2% espera que o Brexit terá um impacto potencialmente negativo sobre negócios no país, enquanto 23,6% acreditam que as disputas comerciais entre a União Europeia e os EUA terão um impacto negativo nos negócios no Brasil.

Entre os empresários de diferentes países que participaram da pesquisa, os brasileiros estão em segundo lugar na lista dos mais otimistas quanto às vantagens da guerra comercial EUA-China, logo atrás dos indianos, que lideram com 43% de expectativas positivas. As empresas do Reino Unido são as menos positivas (26,9%) sobre os efeitos da guerra comercial em seus negócios.

O Brasil lidera o percentual de empresas que intensificaram as operações - como expansão do quadro de funcionários, aumento na capacidade de produção etc. - em outros países para evitar serem afetadas por disputas comerciais: quase metade das empresas (49,2%), seguida de perto pela Índia (47%) e pela China (46,4%) contra 37,8% das empresas em Cingapura, 32% nos EUA, 26,5% no Reino Unido e 26% na França

Para Rodrigo Zambon, diretor geral da TMF Brasil, à medida em que a janela do comércio internacional se amplia para o país, as empresas precisam garantir que compreendem completamente os requisitos necessários que precisam atender para se qualificarem como parceiros de negócios nos mercados dos EUA e da UE.

“No contexto atual, as empresas que contam com especialistas no assunto para se tornarem compatíveis com os requisitos regulamentares terão uma vantagem. A dinâmica do mercado é intensa e geralmente beneficia aqueles que se prepararam anteriormente para lidar com novos regulamentos e requisitos de compliance. Vemos uma demanda crescente por serviços de compliance e por serviços de suporte ao comércio internacional", disse Zambon.

Apesar do cenário de crescimento esperado pelas empresas brasileiras, apenas um terço delas (32,8%) sente-se muito confiante de estar em total compliance com as leis e regulamentos locais de suas afiliadas. Para Zambon, “um parceiro especializado para ajudar as empresas multinacionais a cumprir as leis e regulamentos locais de cada país pode facilitar o crescimento e evitar problemas futuros. As empresas não podem permitir que problemas como esses sejam obstáculos em seu caminho".

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome