Sexta, 19 Abril 2024

Sala do Empreendedor de Concórdia auxilia na formalização e no crescimento de negócios locais

Com o sonho de construir uma vida melhor o haitiano Milien Decamene deixou seu País de origem há aproximadamente um ano e, atualmente, reside em Concórdia, no oeste catarinense. Mesmo formado em Ciência Jurídica e Comunicação no Haiti, com experiência como professor (de língua francesa, de literatura - francesa e haitiana, de metodologia e de história) e autor do livro "French Today", teve dificuldades em encontrar emprego no Brasil. Longe da terra natal buscou no empreendedorismo um caminho para concretizar seus propósitos.

Empreendedorismo SebraeImagem do Freepik.

Decamene possuía algumas noções sobre gestão de negócios e marketing e contou com o auxílio da Sala do Empreendedor de Concórdia para tirar seus projetos do papel. A estrutura é um espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários. Além do auxílio burocrático, a Sala do Empreendedor agrega ações estratégicas para o desenvolvimento do município e também disponibiliza capacitações e consultorias sobre os mais diversos temas que envolvem a formalização e o crescimento dos negócios. Esse serviço integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

"Ao chegar em território brasileiro não consegui encontrar emprego com meus conhecimentos acadêmicos aprendidos no Haiti, pois o Brasil tem requisitos específicos e não reconhece os diplomas adquiridos fora. Então, a alternativa foi seguir em frente, mesmo com o vento soprando na direção oposta de meus sonhos, analisar meu potencial e identificar oportunidades que me proporcionassem a independência econômica. Desta maneira, comecei a produzir e vender chips de banana, rosquinhas haitianas e roupas produzidas com as cores da bandeira do meu País", relata o empreendedor sobre como surgiu as marcas Bongú e Nice.

Conforme Decamene, as orientações transmitidas pelos servidores da Sala do Empreendedor e nas capacitações gratuitas despertou sua coragem. "Costumamos dizer que se o dinheiro pode fazer alguém se tornar um mestre, a educação pode torná-lo um senhor. As qualificações estimularam meu soldado adormecido e lembraram que a maior arma que possuímos não é uma armadura, mas sim nossas forças mentais", enaltece ao sugerir a oferta de cursos com temáticas mais específicas que podem auxiliar no aprimoramento dos negócios locais.

A recepção dos produtos em Concórdia e nos municípios próximos tem sido ótima. Todos os dias o empreendedor busca fazer o melhor para satisfazer seus clientes e prospectar novos consumidores. "O processo de consolidar os produtos poderia ter sido mais rápido e com mais impacto se eu tivesse a capacidade econômica adequada para isso. Porém, o ponto forte de um criador não é como começa, nem mesmo com o que, mas sim a visão que possui de sua ideia e sua percepção de futuro. Trabalho para que meus negócios progridam e se tornem grandes. Assim, estarei no início do meu projeto de expansão e poderei contribuir com minha cidade", antecipa. Interessados podem entrar em contato com o empreendedor pelos telefones (49) 98504-6698 ou (49) 99804-3075 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cidade empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora visa promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Para isso, permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas voltadas ao apoio e ao fomento do desenvolvimento econômico local.

Para o prefeito de Concórdia Rogério Pacheco a parceria com o Sebrae/SC vai ao encontro da necessidade do poder público de orientar, de auxiliar e de disponibilizar oportunidades para que os microempreendedores individuais (MEIs) possam melhorar o seu negócio e aumentar a sua renda. "O Sebrae tem sido um parceiro importante e tem uma relação muito forte com o fortalecimento dos MEIs que recebem orientações e capacitações de forma gratuita para que entendam, efetivamente, a importância que exercem na economia local", argumenta.

A Sala do Empreendedor de Concórdia está situada na Rua Leonel Mosele - 62, 2º andar, no Centro. Contato pelo telefone e WhatsApp (49) 3441-2170 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações também estão disponíveis na página do Facebook saladoempreendedorconcordia e no site da Prefeitura www.concordia.atende.net.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome