Experiência da companhia mostra que é possível reduzir o consumo de água em 35%, o de energia em 45% e diminuir o tempo de resolução de reclamações dos cidadãos
A digitalização de processos ganha cada vez mais adeptos dentro do setor privado. Pontos como "se reinventar ou desaparecer" estão presentes nas discussões de executivos e na mídia em geral. A preocupação tem fundamento: os benefícios a serem atingidos são reais e tangíveis com o uso de tecnologia – eficiência de recursos, resolução de problemas de forma ágil e eficaz e automatização de tarefas repetitivas, para citar alguns exemplos. Mas, e quanto ao setor público? É possível implantar tecnologia para atingir objetivos similares?
Para a Minsait, uma empresa Indra, mais do que possível, essa já é uma resposta real. A companhia disponibiliza uma gama completa de soluções de Smart Cities, implantadas em diferentes partes do mundo, que são capazes de trazer resultados concretos. Alguns exemplos são a redução do consumo de água em 35%, o de energia em 45% e a diminuição do tempo de resolução de reclamações dos cidadãos em 25%.
Recentemente, a companhia foi escolhida para implantar na cidade de Casablanca, no Marrocos, uma plataforma de gestão de dados baseada na Onesait Government Cities, solução integrada para as cidades e territórios inteligentes da filial da Indra, que combina as tecnologias de Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial para cruzar e analisar as informações de diferentes serviços como coleta de lixo, energia, água e tráfego.
Inicialmente, serão integradas as informações do serviço de limpeza, sistema de gerenciamento de matadouros e o sistema do mercado atacadista de frutas e legumes. Também serão realizados testes para integrar dispositivos de IoT na plataforma que coleta informações de áreas como meio ambiente, transporte, energia ou iluminação a serem processadas.
Na área de coleta de lixo, será possível detectar quando os contêineres estão cheios para ajustar as rotas dos caminhões que realizam as coletas, proporcionando economia de custos e redução de emissões. Outros benefícios são oferecidos pelo ajuste na produção agrícola à demanda para reduzir perdas ou melhorar a eficiência dos matadouros municipais por meio de um monitoramento que visa maior produtividade e qualidade.
O projeto tem como um dos objetivos aumentar a transparência através de dados abertos no portal da Prefeitura de Casablanca. As informações sobre os indicadores da cidade serão de livre acesso e uso para seus habitantes, favorecendo o surgimento de ecossistemas locais de inovação que aumentem a promoção e o desenvolvimento de oportunidades de negócios de agentes sociais e econômicos.
"Com a implantação da nova solução, será possível tomar decisões e agir em resposta a eventos detectados em tempo real ou simular possíveis cenários para definir as melhores políticas públicas e gerar serviços cada vez mais adaptados às necessidades do cidadão de forma proativa. Esse é nosso principal objetivo em todo o mundo", finaliza a companhia.