Quinta, 21 Novembro 2024

Voltado a jornalistas, comunicadores, influenciadores, acadêmicos, pesquisadores e à sociedade em geral, o evento Conexão Oceano quer conscientizar e engajar as pessoas sobre a importância dos mares

O ator Mateus Solano, defensor da Campanha Mares Limpos e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e a jornalista especialista em coberturas sobre o meio ambiente Sônia Bridi farão parte da programação do Conexão Oceano. Voltado a comunicadores, esse é o primeiro evento no Brasil com o objetivo de estruturar diretrizes para comunicar, engajar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos mares para áreas como economia, bem-estar, turismo e pesquisa, entre outras.

OceanoAtividade pretende levantar questões imprescindíveis para salvar o oceano. Foto: Freepik.

Aberto ao público e com participação gratuita, o workshop será no dia 3 de setembro, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. O evento é promovido conjuntamente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco, pela Unesco no Brasil e pelo Museu do Amanhã. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Museu do Amanhã. As vagas são limitadas.

Década do Oceano
O evento também destaca a Década do Oceano, declarada pela ONU para o período entre 2021 e 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Seu objetivo é ampliar a cooperação internacional para promover a preservação dos mares e a gestão dos recursos naturais nas zonas costeiras. “É preciso que pensemos em novas maneiras de sensibilizar a sociedade e divulgar a todos a importância dos oceanos no nosso dia a dia. Isso envolve desenvolver o que chamamos, na Unesco, de uma ‘cultura oceânica’ (ocean literacy em inglês) com base em preceitos científicos. Acredito que o evento Conexão Oceano será uma oportunidade ímpar de refletirmos sobre essa nova visão e maneira de se pensar os oceanos, mares e recursos marinhos”, defende a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Segundo a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, as estratégias para assegurar um futuro sustentável dependem também da preservação dos mares. "Os oceanos são poderosos reguladores do clima e abrigam uma rica biodiversidade. Precisamos conscientizar e engajar a sociedade para que o ecossistema marinho seja preservado. Nesse contexto, a comunicação é uma ferramenta essencial para alcançarmos esse objetivo", destaca.

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