A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, deu início a uma parceria com a Rede Asta, entidade sem fins lucrativos que transforma artesãs em empreendedoras e resíduos em produtos comercializáveis.
Por meio da Lei Rouanet, a Companhia vai aportar recursos para que a Rede Asta invista em melhorias na sua plataforma digital que hospeda a Escola de Negócios das Artesãs. O incentivo viabilizará também o desenvolvimento de novos cursos online em formato de videoaulas, que terão acessibilidade completa para deficientes auditivos. Entre os temas que serão desenvolvidos estão: Saúde e Segurança, Ética e Relação de Trabalho e Remuneração Justa.
A plataforma da Rede Asta disponibiliza conteúdo especializado sobre negócios, que ensina como comercializar produtos feitos à mão, gerir e aperfeiçoar a produção e criar mercadorias melhores. Promove a troca de experiências entre as artesãs por meio de espaços virtuais e ainda liga empreendedoras e compradores. Todos esses recursos podem ser acessados pelo site www.redeasta.com.br ou por meio do celular, usando o aplicativo gratuito Plataforma Asta disponível para os sistemas IOS e Android.
Para divulgar o projeto e promover um primeiro contato da Rede Asta com as artesãs das regiões onde a Santos Brasil tem operações, serão realizados encontros presenciais entre a entidade, associações e grupos de artesãos. Ao total, serão quatro dias em cada localidade. A ideia é mostrar todos os recursos da plataforma e como a Escola de Negócios das Artesãs pode funcionar como uma aliada nos empreendimentos. Na ocasião, serão oferecidos minicursos presenciais para as participantes com os seguintes temas: inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online.
Os encontros acontecerão entre agosto e outubro em Imbituba (SC), na Baixada Santista (SP) e em Belém (PA); e a previsão da equipe da Rede Asta é reunir cerca de 150 artesãs em cada uma dessas regiões.
Com a parceria, a entidade estima mais que dobrar o alcance do projeto - que em 2018 impactou 600 artesãs –, trazendo, assim, cerca de 1.400 novas empreendedoras para fazer parte da rede até o fim do ano.
O projeto está alinhado à política de sustentabilidade da Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização internacional que buscam contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano.
Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, ressalta ainda que ao associar educação, inovação e design como motores para o desenvolvimento humano, o projeto da Rede Asta se alinha perfeitamente aos valores da Santos Brasil. "Nosso aporte à iniciativa contribuirá para a disseminação da plataforma digital entre as artesãs tornando-as empreendedoras e as incentivando a transformar resíduos que seriam descartados em produtos comercializáveis", diz.
A fundadora da Rede Asta, Rachel Schettino, reforça a importância deste tipo de parceria para aumentar o impacto do projeto. "Investimentos como o da Santos Brasil são essenciais para a Rede Asta escalar o alcance do ensino da Escola de Negócio das Artesãs, criada para formação empreendedora e que as potencializa como mulheres e mães, além de gerar autonomia financeira que transforma realidades em suas famílias", relata.