Terça, 19 Março 2024

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de bacharelado em Engenharia Civil à Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília, sob a orientação do Professor Me. Adilson Luiz Gonçalves.

Autores

MARIANA REIS SEVCIUC
NATALIA ESAUDITO RODRIGUES
VITOR DE LAVOR SOARES

Resumo

O Porto de Santos é o mais importante do Brasil e um dos mais importantes do mundo. Desde sua criação até hoje, sua expansão ocorreu de montante a jusante e agora enfrenta problemas como: profundidade insuficiente para a navegação de navios com grandes calados, falta de espaço físico para armazenagem, e adensamento de áreas urbanas, o que causa transtornos logísticos tanto para a população quanto para o porto. A exemplo do que ocorre em outros portos do mundo, a tendência indica que a alternativa mais viável para essa situação é a expansão mar adentro, mediante estruturas offshore com o foco de seu acesso hidroviário tornando-se uma excelente opção de hub port. A principal referência para o presente estudo é a expansão do Porto de Roterdã (Rotterdam), na Holanda, com o Projeto Maasvlakte 2.

Palavras-chave

Terminal de Contêineres Offshore; Porto de Santos; Porto de Roterdã (Rotterdam); Expansão; localização

Clique aqui para ler o Trabalho na íntegra

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome