Entre os dias 12 de agosto e 12 de setembro deste ano, a pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), será fechada para obras de manutenção. No período, companhias aéreas e operações executivas poderão ser realizadas normalmente pela pista auxiliar, respeitando restrições de peso e tamanho de aeronaves.
Divulgação: Infraero.
A tecnologia utilizada para o pavimento da pista é a mesma aplicada atualmente: camada porosa de atrito. Assim, serão mantidas todas as exigências de segurança para as operações do aeroporto, como já ocorre, respeitando também todos os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Caberá às companhias aéreas a opção pela utilização da pista auxiliar. Assim, as operações do Santos Dumont serão adequadas de acordo com o planejamento realizado pelas companhias aéreas, que deverão repassar aos passageiros informações sobre detalhes de voos.
As operações
O aeroporto Santos Dumont seguirá operando normalmente, pela pista auxiliar, durante os 30 dias em que a pista principal estiver em manutenção. Assim, seguem funcionando normalmente no terminal lojas e restaurantes, bem como o estacionamento para veículos.
Pavimento da pista principal
Entre os benefícios da camada porosa de atrito está a melhora da performance do pouso das aeronaves. O pavimento também propicia melhor escoamento da água em dias de chuva. Por causa do método utilizado para a pavimentação, não são permitidas emendas e, por isso, não é possível realizar as obras em períodos intercalados e continuar utilizando a pista principal, ainda que parcialmente.
Níveis de segurança
As obras na pista principal do aeroporto Santos Dumont garantirão a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais, e de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Anac.
Pista auxiliar
Atualmente a pista auxiliar está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-195, Airbus A318 e Boeing 737-700. Além disso, a Infraero está realizando melhorias na pista auxiliar para tornar as operações ainda mais seguras, tais como reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa (Precision Approach Path Indicator - PAPI).
Informações sobre voos
Eventuais impactos nas operações poderão ser consultados com cada companhia aérea, que também será responsável por informar passageiros sobre possíveis mudanças no planejamento de voos.
Histórico
A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de 10 anos, até uma nova manutenção.