Conforme pesquisa feita pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), 13.182 empresas de locação de veículos operam atualmente no Brasil. Juntas, essas locadoras empregam 82.638 pessoas. O levantamento sobre o total de empregos no setor de locação de veículos foi feito a partir da coleta de dados diretamente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).
Presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior. Foto: Divulgação.
Além do total de trabalhadores no Brasil, a ABLA constatou que o tempo médio no emprego (rotatividade) dos profissionais nas locadoras de veículos é de 30 meses. O presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, avalia que "a pesquisa é essencial para mostrar que as montadoras, concessionárias e os bancos precisam oferecer aqui políticas comerciais mais constantes, que proporcionem condições para que as locadoras aumentem suas frotas, cresçam, atendam mais usuários e consequentemente gerem ainda mais empregos". Segundo Paulo Miguel Junior, "mais postos de trabalho também dependem de o poder público nos ver como players essenciais para a mobilidade urbana nas capitais e no interior".
Juntas, conforme as estatísticas de frota fornecidas para a associação pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as locadoras do país têm o total de 826.331 automóveis e comerciais leves, o que representa uma média de 9,99 veículos por trabalhador nas locadoras do estado.
A terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) representa 52% do uso da frota do setor no país. O turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias) e o turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho) vêm em seguida, com respectivamente 27% e 21% do total da frota das locadoras.