Sábado, 30 Novembro 2024

A Santos Brasil, referência em operação de contêineres e logística portuária, fechou contrato com a construtora Axxo para a realização das obras de ampliação do cais do Tecon Santos – o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos.

Santos Brasil 3

A obra é mais uma etapa do projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos. Terá investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões e ampliará em 220 metros o cais acostável do terminal, totalizando 1.510 metros. Com isso, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos, que ficará com 1.200 metros de cais, e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos), que permanecerá com 310 metros de cais.

Com duração estimada em 18 meses, a obra foi cuidadosamente planejada para que não tenha interferência na operação ou limitação de capacidade do terminal e gerará cerca de 600 empregos diretos e outros cerca de 850 indiretos.

O atual ciclo de investimentos na modernização e ampliação do Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no montante de cerca de R$ 100 milhões: dois guindastes de cais STS (ship-to-shore cranes) de última geração, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio, equipamentos com capacidade para 65 toneladas, podendo transportar até dois contêineres cheios de 20 pés.

A previsão da Companhia é investir aproximadamente R$ 300 milhões no terminal entre 2018 e 2019. Além dos R$ 150 milhões nas obras do cais, até o final do ano serão investidos ainda cerca de R$ 10 milhões em tecnologia da informação e cerca de R$ 40 milhões em outros serviços de cais.

O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU.

De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, o projeto está sintonizado com a logística do futuro, que exige ganhos de escala e altíssima produtividade. "Com os novos investimentos, o Tecon Santos, que já é uma referência na movimentação de contêineres, trará ainda mais competitividade ao comércio exterior brasileiro", diz.

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