Terça, 19 Março 2024

Em virtude das críticas que circularam recentemente sobre a atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que há 19 anos mantém exitosa parceria com a Agência, através do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) vem a público expressar sua posição.

exportação
Números não faltam para demonstrar a experiência que temos com a Apex-Brasil e sua relevância na promoção dos negócios internacionais e na valorização da imagem da moda brasileira. Trata-se de uma instituição estratégica para fortalecer e ampliar a internacionalização das empresas brasileiras. Alguns dos resultados alcançados por meio desta parceria são:

O Texbrasil realizou mais de seis mil ações que impulsionaram perto de 1.500 empresas à internacionalização nas quase últimas duas décadas.

Destacamos que parte significativa da inserção no mercado internacional, nesse período, foi de empresas de pequeno e médio porte, que só conseguiram vencer tal desafio com o apoio do Texbrasil/Apex-Brasil. Para tal, as empresas recebem orientação estratégica e adquirem competências para avançar no mercado global; participam de iniciativas de capacitação, consultoria para formação de preço, de qualidade e design de produtos, treinamento para lidar com os diferentes mercados, até acompanhamento em feiras internacionais, missões comercias e reuniões com compradores.

Nesses 19 anos, as empresas participantes do Texbrasil alcançaram um retorno 54 vezes maior que o investimento que fizeram para começar a negociar ou ampliar sua atuação no mercado exterior.

Importante analisar também que as exportações feitas através do Texbrasil possibilitam a manutenção de cerca de 68 mil empregos diretos e indiretos.

Em 2018, as empresas do Programa realizaram vendas para 115 países e responderam por 65% das exportações de vestuário, cama e banho, jeanswear, moda praia, dentre outros produtos impulsionados pelo Texbrasil, pois são considerados os mais competitivos do setor têxtil e de confecção do Brasil.

Portanto, consideramos como de alta relevância a Apex-Brasil e sua atuação junto ao setor têxtil e de confecção, contribuindo para o avanço da economia e da internacionalização dos negócios das empresas brasileiras, assim como tem sido realizado por agências similares em 149 países, segundo a Waipa (World Association of Investments Promotion Agencies).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome