Quinta, 25 Abril 2024

A Votorantim Cimentos está fortalecendo sua operação na região Norte do país com uma série de investimentos logísticos. Após a conclusão da compra de um terminal portuário em Manaus (AM), a empresa iniciou, em fevereiro deste ano, a operação de navegação de cabotagem com navio exclusivo na costa brasileira e agora prevê a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Santarém, no Pará.

Ao custo de R$ 100 milhões, a aquisição do porto em Manaus é parte do plano de expansão da companhia e permite o recebimento, armazenamento, ensacamento e venda de cimento, marcando a entrada da Votorantim Cimentos nos estados de Roraima e Amazonas. O cimento que vai abastecer a região Norte é produzido na unidade de Laranjeiras, em Sergipe. Para viabilizar a nova operação, a empresa investiu R$ 12 milhões na reforma de silos localizados no porto de Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju (SE).

“Na Votorantim Cimentos, a logística é uma área estratégica e um dos nossos diferenciais competitivos no atendimento aos nossos clientes e no abastecimento de novos mercados nos quais nossa presença ainda não era significativa. Com esses investimentos, fortalecemos nossa atuação na região Amazônica e contribuímos para o desenvolvimento do Norte do país”, afirma diretor de Logística da Votorantim Cimentos, Alisson Forti.

O navio responsável pelo transporte do cimento de Barra dos Coqueiros (SE) até Manaus (AM) tem capacidade de 20 mil toneladas. Esse navio é inédito e exclusivo na costa brasileira. O navio Cement Carrier transporta apenas cimento a granel, é capaz de carregar uma carga de mil toneladas por hora e tem características como a ausência do contato do produto com o meio ambiente, mantendo-o protegido e permitindo que a embarcação siga viagem sem as tradicionais paradas em função do mau tempo, aumentando sua produtividade.

O trajeto entre os portos de Barra dos Coqueiros (SE) a Manaus (AM) é realizado em aproximadamente dez dias. Se fosse usado o transporte rodoviário, seriam necessários algo em torno de 500 caminhões, que gastariam três vezes mais combustível e emitiriam mais de 25 vezes mais CO2.

Novo Centro de Distribuição - Também faz parte dos investimentos na região Norte a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Santarém, no Pará. Previsto para iniciar a operação no segundo semestre de 2019, o armazém terá capacidade para expedir 10 mil toneladas de cimento por mês. O objetivo da companhia é que o cimento produzido na fábrica de Primavera (PA) seja enviado para Belém, de onde seguirá, via balsa, para o novo Centro de Distribuição, em Santarém, e será distribuído para os clientes da região Norte, fortalecendo o nível de serviço.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome