O secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, realizou nesta quarta-feira (16/01) um teste operacional de um dos catamarãs que serão disponibilizados pela Dersa para operar no novo serviço de pedestres da Travessia São Sebastião/Ilhabela, previsto para iniciar neste sábado (19), com tarifa zero por um período de quatro meses.
A lancha LS-02, que passou por completo processo de reforma e modernização, recebeu investimentos de R$ 3,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT). Além do secretário, também participaram do teste operacional o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.
A embarcação, do tipo catamarã, é feita em fibra de vidro e tem capacidade para transportar até 370 passageiros, incluindo 33 ciclistas. A lancha foi totalmente remodelada, recebeu novo sistema hidráulico e elétrico, nova pintura, novos equipamentos de salvatagem, novo sistema de ar-condicionado, novo sistema de monitoramento interno com câmeras, novos assentos e teve as janelas ampliadas.
A chegada da LS-02 permitirá separar pedestres e veículos, que hoje utilizam os ferryboats juntos. Isso possibilitará um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas. Mais do que isso, a utilização das lanchas garantirá mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé.
Segunda lancha
O outro catamarã a compor a nova travessia de pedestres é o LS-04, também com capacidade para 370 passageiros. A lancha teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma.
Oitava balsa
Várias ações já estão em curso para trazer melhorias ao sistema da Travessia São Sebastião/Ilhabela, que receberá o reforço da oitava embarcação. Porém, a empresa que executava a reforma da balsa FB-20, com capacidade para 40 veículos, não cumpriu as obrigações legais e, dessa forma, a DERSA terá que convocar a segunda empresa classificada no processo licitatório para que seja dado prosseguimento à remodelação da embarcação.