Sexta, 19 Abril 2024

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, recebeu uma comitiva da Embaixada da República Islâmica do Irã na tarde de terça-feira (3), no Porto do Itaqui.

Leia também

Importantes temas no WebSummit 2017

Participaram do encontro de apresentação das potencialidades do porto o secretário da embaixada, Mohsen Shahbazi, o secretário de Estado de Projetos Especiais (SEPE), Pierre Januário, e o diretor de Operações da EMAP, José Antônio Magalhães.
Após a reunião o grupo visitou a área primária do Itaqui para conhecer de perto a infraestrutura das instalações portuárias.

Os principais focos de interesse da representação do Irã em relação ao Porto do Itaqui são o agronegócio (soja e milho), boi vivo e combustível. Vale lembrar que o primeiro navio de milho carregado pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), em 2015, seguiu para o Irã.

O Irã é um importante parceiro comercial brasileiro e o Itaqui já faz alguns embarques para lá, principalmente de cereais. “O embaixador demonstrou bastante interesse em aprofundar a conversa sobre embarque de carga viva, que também é um projeto de interesse do estado e nós estamos preparando uma agenda para tratar desse assunto”, comentou Ted Lago.

As tratativas sobre potenciais parcerias estão na pauta de um novo encontro, dessa vez em Brasília, com o objetivo de dar seguimento à discussão sobre as operações de carga viva.

Em 2016 foi realizado o primeiro embarque de gado maranhense pelo Itaqui, o que movimentou R$ 42 milhões para pequenos e médios produtores em dois embarques.

As exportações de boi vivo representam um nicho de mercado que já vem sendo fomentado pelo Governo do Maranhão junto aos produtores por gerar emprego e renda. A operação beneficia toda uma cadeia produtiva que envolve pecuaristas, trabalhadores rurais, operadores de pastagem e forragem, fornecedores de produtos químicos, veterinários, vendedores, criadores e operadores portuários, entre outros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome