Para fortalecer ainda mais a relação porto-cidade e engajar a comunidade nas questões ambientais locais, a SCPar Porto de Imbituba lançou o projeto "Mar de Letras", no dia 20 de março, para os alunos da Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos. Nos próximos dois meses, a equipe de Meio Ambiente do Porto de Imbituba irá ensinar e sensibilizar cerca de 20 crianças e adolescentes sobre conservação da biodiversidade marinha e a história portuária de Imbituba. O projeto está sendo realizado em parceria com a prefeitura municipal e a empresa Acquaplan, que executa o Plano de Controle Ambiental da SCPar Porto.
No lançamento, a equipe de Meio Ambiente do porto apresentou o projeto aos estudantes do 6º ao 9º ano da escola municipal. Após o período de inscrições, um grupo será selecionado e participará de uma série de atividades entre os meses de abril e maio, no contraturno escolar. Os encontros serão semanais e contarão com atividades didáticas em sala de aula e ao ar livre, com expedições ao complexo portuário e aos ecossistemas costeiros da região.
Ao fim do projeto, os participantes lançarão um livro infantil ilustrado, onde o personagem principal será a baleia franca, mamífero que anualmente visita a região para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes. Para Robson Busnardo, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPar Porto de Imbituba, "ao criar este produto de comunicação, os alunos terão a chance de colocar em prática o que ouviram durante as aulas e usar a imaginação para inventar personagens, ilustrações e narrativas para compor a história".