Gilbert Di Angellis é repórter do programa Brasília na TV e estudante de Direito no Centro Universitário de Brasília - UniCeub. É assistente da direção na Rede Internacional de Excelência Jurídica, associação de juristas da América do Sul, Europa e África.
Grandes ideias são a menor parte do sucesso de qualquer empreendedor. É a capacidade de fazer e executar planos de negócios que faz a diferença no destino da empresa.
É bem verdade que todo negócio depende de uma ideia. Tanto faz nesse caso se é um projeto disruptivo ou trivial, a diferença para o sucesso da empreitada será a capacidade de criar e tocar a estratégia da empresa. Ou seja, transformar uma ideia em um negócio rentável é que deve ser o foco do empreendedor.
Assim, o segundo passo é necessariamente elaborar o plano de negócios, que também pode ser simples ou rebuscado, dependendo das particularidades de cada caso. Há quem chame essa fase de plano de ação, tendo em vista o objetivo principal deste.
Vejamos um exemplo: vender café é uma ideia. Comercializá-lo por x reais, para determinado perfil de cliente, no shopping S, com custo unitário de y reais, a partir de um investimento inicial de z reais seria uma espécie de plano de negócios.
Logo, o plano diz respeito a estratégia a ser utilizada na concretização de uma ideia. Ele deve ser capaz de definir o público alvo, especificar o produto ou serviço, definir os recursos necessários para a viabilização do empreendimento e demonstrar a viabilidade financeira do negócio, entre outros pontos essenciais ao sucesso do projeto.
Vale destacar que essa ferramenta possui inúmeras utilidades. É essencial para:
a) conquistar sócios e investidores;
b) conseguir empréstimo bancário;
c) verificar a viabilidade do seu negócio, de modo que você possa corrigir eventuais erros ou desistir da ideia sem perder tempo ou dinheiro em um projeto ruim;
d) compreender melhor o seu negócio e vislumbrar situações até então não cogitadas, possibilitando se preparar para os diferentes cenários que poderão surgir.
Dessa forma, a resposta para a pergunta do título só pode ser uma: SIM! Se você quer ter sucesso no mundo empresarial precisa de planejamento e estratégia. Portanto, independente do modelo a ser escolhido, não deixe de fazer seu plano de negócios.