O que parecia distante do mundo real, hoje é realidade! Os carros autônomos já estão circulando em algumas cidades espalhadas pelo mundo e um fato curioso é que eles rodam pelas ruas das grandes metrópoles, especialmente em programas de teste controlados ou serviços limitados ao público.
Esse novo modelo de automóvel possui a capacidade de se dirigir e executar tarefas de direção sem a necessidade de intervenção humana direta. E todo esse mecanismo é feito a partir de tecnologias como sensores, câmeras, radares e inteligência artificial que são adaptados para perceber o ambiente, tomar decisões e controlar a direção, velocidade e frenagem.
Fora isso, esses veículos carregam outras vantagens como por exemplo a de menos propensão para acidentes, menos congestionamentos e maior eficiência no consumo de combustível, esse são apenas alguns dos principais benefícios dessa nova modalidade de carros que são altamente tecnológicos e carregam consigo uma tecnologia sustentável.
Separei aqui no artigo outros pontos positivos que certamente irão beneficiar o setor de transportes, caso esse modelo de automóvel se torne cada vez mais comum e passe a transitar de forma massiva em nossas ruas.
10 Benefícios dos Carros Autônomos
1. Redução de acidentes - Como todos nós sabemos, a maioria dos acidentes é causada por erro humano. Por serem extremamente tecnológicos, os carros autônomos seguem regras e dificilmente cometem "erros’’, esse fator originaria um índice menos de acidentes.
2. Decisões mais rápidas e seguras - Esses modelos de veículos são equipados com sensores, câmeras e IA para reagir em milissegundos, apresentando obviamente uma maior precisão que nós seres humanos.
3. Maior eficiência no consumo de combustível - Todo o sistema é feito para operar de forma similar a uma orquestra. Esse modelo de carro evita frenagens e acelerações bruscas, economizando combustível ou bateria.
Leia também: Veja como trabalhar de casa e ganhar em dólar
Freepik
4. Menos congestionamentos - Hoje, isso é possível pois a comunicação entre veículos permite um tráfego mais fluido e coordenado.
5. Mais tempo livre para os passageiros - Os veículos autônomos também garantem mais tempo livre para o passageiro. Ao decorrer do trajeto é possível trabalhar, descansar ou se entreter até chegar ao seu destino.
6. Inclusão para pessoas com mobilidade reduzida - Podemos dizer que os veículos autônomos, permitem um pouco mais de liberdade e autonomia para Idosos, pessoas com deficiência ou que não dirigem.
7. Redução de custos com seguro e acidentes - Menos acidentes significam menos reparos e menores prêmios de seguro (em teoria).
8. Impacto ambiental menor - Otimização de rotas e uso de energia limpa ajudam a reduzir emissões.
Freepik
9. Menor necessidade de estacionamentos - Os carros podem circular ou se deslocar sozinhos até estacionamentos mais distantes.
10. Integração com transporte inteligente - Se integram com semáforos inteligentes, planejamento urbano e outras tecnologias para melhorar a mobilidade como um todo.
Onde Podemos Encontrar Carros Autônomos
Waymo (subsidiária da Alphabet/Google)
- A Waymo que é uma empresa de tecnologia do Google, já oferece serviço de transporte como por exemplo táxi 100% autônomo em cidades como: Phoenix (Arizona), San Francisco e Los Angeles (EUA). O interessante é que eles funcionam através de um aplicativo que se parece muito com o Uber. O diferencial: Carros dirigem sozinhos.
Cruise (subsidiária da GM)
- A Cruise faz parte da General Motors (GM) e a empresa também opera com foco no desenvolvimento e implementação de tecnologia de veículos autônomos, incluindo serviços de táxi autônomo. Atualmente é possível encontrar alguns modelos em circulação em cidades como: San Francisco, Austin e outras cidades dos EUA. Uma curiosidade é que atualmente a empresa suspendeu sua operação por conta de um incidente. Porém a operação tecnológica segue em desenvolvimento.
Conheça Passarela Fitness a maior loja de tecidos tecnológicos da américa latina
China (Baidu Apollo e AutoX)
- Como poderíamos prever a China, dificilmente ficaria de fora. Cidades como Shenzhen, Wuhan e Pequim já têm testes avançados e serviços autônomos operando. AutoX já opera sem motorista de segurança dentro do carro.
Em países como Alemanha, Reino Unido, Japão e Emirados Árabes, esse modelo de carro encontra-se em fase piloto. Dubai, por exemplo, quer 25% de seu transporte autônomo até 2030.
Freepik
No Brasil ainda não existe uma regulamentação que favoreça ou não a circulação de carros autônomos dentro das vias públicas do país, entretanto esse novos modelos não fazem parte da realidade da maioria dos brasileiros, E essa afirmação não consiste apenas com foco no custo benefício, questões como infraestrutura urbana inadequada, limitações tecnológicas e falta de regulamentação clara ainda são empecilhos que podemos considerar relevantes.
E um outro fator que devemos considerar é que apesar de parecerem extremamente intuitivos e práticos, uma parcela significativa da população ainda apresenta algum modo de resistência a esse novo modelo de tecnologia. Algumas pessoas ainda questionam: Afinal de contas, até que ponto podemos confiar em uma máquina? Até onde esse modelo de tecnologia realmente garante a nossa integridade física e estamos realmente livres de acidente?
Por mais testes que possam existir e por mais que a tecnologia tenha evoluído, será mesmo que esse novo modelo de carro que praticamente já vem com um motorista robô embutido é garantia de menos acidentes e mais segurança nas ruas?