Sexta, 02 de mai de 2025

Renata SantanaExpansão, tecnologia e sustentabilidade, esses são alguns dos principais índices motivadores que fizeram a Microsoft investir no uso de inteligência artificial (IA) no setor marítimo, comprovando que a evolução tecnológica também pode se materializar sobre as águas.

Contudo, a empresa americana, que é mundialmente conhecida por desenvolver e vender softwares de computador, produtos eletrônicos e outros serviços, não seguirá só nessa empreitada.

O Lloyd’s Register também fará parte do projeto, e, graças a esse passo, se tornará uma das primeiras organizações marítimas a usar IA generativa para permitir recursos desenvolvidos com base no Microsoft.

Atualmente a Lloyd’s que tem sede em Londres, é uma seguradora macro que tem como seu principal foco seguros e resseguros com ênfase para setores de alto risco, como o marítimo, aeronáutico, energia e catástrofes naturais.

A seguradora anunciou que usará inteligência artificial (IA) generativa para promover a aplicação da tecnologia nuclear no setor marítimo em colaboração com a Microsoft.

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Graças a esse passo, O Lloyd’s Register se tornará uma das primeiras organizações marítimas a usar Inteligência Artificial generativa que aceitara os recursos desenvolvidos com base no Microsoft Azure OpenAI Service com objetivo de preencher a lacuna entre aplicações terrestres e marítimas.

Apesar desse grande avanço ainda existem dúvidas de como funcionará a inteligência artificial dentro desse processo. A resposta é simples! A IA generativa do Azure tem o papel de investigar dados históricos de licenciamento nuclear e contribuir para que engenheiros de licenciamento elaborem novos documentos de permissão de forma ágil, prontos para revisão e refinamento.

O próprio engenheiro será liberado para pesquisar rapidamente regulamentações, precedentes e outras informações valiosas enterradas em grandes conjuntos de dados que envolvem a regulação.

4 Vantagens de Utilizar a Inteligência Artificial no Setor Marítimo

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1. Otimização de rotas e combustível

Empresas marítimas usam IA no Azure para:

  • Prever condições meteorológicas e do mar.
  • Traçar rotas mais eficientes, economizando combustível e reduzindo emissões.
  • Monitorar o desempenho dos navios em tempo real.

Exemplo: A Wärtsilä, parceira da Microsoft, usa IA para otimizar operações de embarcações e reduzir custos operacionais.

2. Manutenção preditiva

Sensores a bordo dos navios coletam dados que são analisados por IA para:

  • Detectar falhas antes que causem problemas maiores.
  • Agendar manutenções apenas quando realmente necessário (evitando paradas desnecessárias).

3. Monitoramento ambiental e compliance

A IA ajuda a:

  • Rastrear emissões de carbono e poluentes.
  • Garantir que os navios estejam em conformidade com leis ambientais internacionais.

4. Cibersegurança marítima

Com os sistemas de bordo cada vez mais conectados, a IA é usada para:

  • Detectar padrões de ataques cibernéticos.
  • Proteger sistemas críticos dos navios e portos.

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Como a energia nuclear pode auxiliar no Transporte Marítimo?

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De inúmeras maneiras. Podemos afirmar que ela influencia de maneira muito propulsora, especialmente em embarcações de grande porte, como navios cargueiros, quebra-gelos e porta-aviões. Segue abaixo de forma mais simplificada

1. Autonomia muito maior

Navios movidos a energia nuclear não precisam reabastecer com a mesma frequência que os movidos a combustíveis fósseis. Um reator nuclear pode funcionar por anos antes de precisar de reabastecimento, permitindo viagens muito longas sem paradas, ideal para rotas internacionais.

2. Redução de emissões

A propulsão nuclear não emite gases de efeito estufa durante a operação. Isso é uma vantagem importante, considerando as metas globais de descarbonização e os altos níveis de emissão do transporte marítimo tradicional.

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3. Alta potência e eficiência

Reatores nucleares fornecem energia constante e poderosa, ideal para navios grandes e pesados que exigem muita força para se mover. Isso também permite velocidades mais altas e maior capacidade de carga.

4. Espaço e peso otimizados

Como o combustível nuclear é muito denso em energia, ocupa bem menos espaço que tanques enormes de diesel. Isso libera mais espaço para carga ou outras utilidades no navio.

Se analisarmos de forma prática a energia nuclear é extremamente eficiente para o transporte marítimo nos navios militares, como porta-aviões e submarinos nucleares, já usam essa tecnologia há décadas.

Quebra-gelos russos usam energia nuclear para operar em regiões do Ártico, onde o reabastecimento é difícil. E possivelmente em projetos futuros incluem cargueiros civis movidos a energia nuclear, especialmente em rotas remotas e longas.

Mas óbvio que o projeto ainda conta com desafios como: altos custos iniciais, questões de segurança e rejeição pública, regulamentações rigorosas e gerenciamento de resíduos nucleares. Mas com os avanços em reatores nucleares pequenos e modulares (SMRs), a tendência é que essa tecnologia se torne mais viável comercialmente.

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