Quarta, 05 Março 2025

Nova tecnologia pode acabar com carros elétricos

Não é segredo para ninguém que a evolução tecnológica tem revolucionado de forma positiva o setor de transportes dentro de um contexto geral. Além de produzir novas tecnologias de ponta que facilitam muito a vida de pedestres e motoristas, a evolução tem feito surgir novos empregos e também novos meios de transporte que contribuem de forma positiva para o meio ambiente.

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Creditos: Freepik

Nos últimos 5 anos, podemos acompanhar a incrível evolução no universo do automóvel com a transição para carros elétricos, ou seja, um feito que para muitas pessoas céticas, parecia algo impossível ou inatingível. Contudo, parece que os avanços no mundo do transporte não para por aí, e segue em um ritmo muito acelerado, O que comprova isso são os carros movidos a hidrogênio. Sim! Esse novo modelo parece querer tirar de vez de cena os carros elétricos.

E a grande responsável por esse feito é a Toyota. Empresa considerada uma das precursoras desta tecnologia. E parece que a maior fabricante de automóveis e caminhões no mundo tem feito avanços significativos na produção de baterias de hidrogênio.

Para quem não conhece ou não entende muito, o hidrogênio é uma alternativa promissora e sustentável aos veículos elétricos. Uma recente inovação tecnológica relatada pela prestigiada Revista Nature revelou uma forma mais eficiente e económica de produzir estas baterias, utilizando uma fina camada de uma liga de prata em vez de platina.

Por que os carros movidos a hidrogênio podem roubar a cena dos carros elétricos?

Se você ainda tem dúvidas de porque os carros movidos a hidrogênio são melhores do que os carros elétricos, vou tentar explicar de forma sucinta. A nova abordagem que envolve a produção de baterias de hidrogênio é uma ideia muito mais acessível e principalmente ecológica. Pois o uso reduzido de metais preciosos e raros, como a platina, e a substituição por prata, marca um passo importante na direção de uma indústria automóvel mais sustentável.

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Credito: Freepik

Podemos afirmar que esses ajustes são fatores essenciais, considerando as preocupações ambientais crescentes relativamente à produção de baterias de lítio para veículos elétricos.

Qual a diferença entre os carros movidos a hidrogênio e os carros elétricos?

Não, carro elétrico e carro movido a hidrogênio não são a mesma coisa. Porém ambos são considerados veículos elétricos. A principal diferença está na forma como a eletricidade é gerada e armazenada. Segue abaixo os principais diferenciais entre ambas as tecnologias.

Carro elétrico a bateria (BEV – Battery Electric Vehicle)

  1. Usa uma bateria recarregável para armazenar energia elétrica.
  2. A bateria alimenta um motor elétrico, que move o carro.
  3. É recarregado em tomadas ou estações de carregamento.
  4. Exemplo: Tesla Model 3, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf.

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Carro movido a hidrogênio (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle)

  1. Usa uma célula de combustível para gerar eletricidade a partir do hidrogênio.
  2. A eletricidade gerada alimenta o motor elétrico.
  3. O reabastecimento é feito com hidrogênio em postos específicos.
  4. Exemplo: Toyota Mirai, Hyundai Nexo, Honda Clarity Fuel Cell.

Explicando de forma simples, podemos afirmar que ambos são elétricos porque usam motores elétricos, mas diferem na forma de armazenar e obter energia. Os BEVs dependem de baterias, enquanto os FCEVs usam hidrogênio para gerar eletricidade instantaneamente.

6 Principais Vantagens dos carros movidos a hidrogênio

  1. Baixa emissão de poluentes
  2. Reabastecimento rápido
  3. Maior autonomia
  4. Menos impacto ambiental na produção de baterias
  5. Funcionamento silencioso e eficiente
  6. Potencial para produção de hidrogênio verde

1. Baixa emissão de poluentes

Zero poluição! A única emissão direta desses veículos é vapor d’água, tornando-os mais sustentáveis que carros a combustão.

2. Reabastecimento rápido

Acredito que esse segundo tópico seja um dos mais vantajosos. Diferente dos carros elétricos a bateria, que podem levar horas para recarregar, um carro a hidrogênio pode ser abastecido em poucos minutos, semelhante aos veículos a gasolina ou diesel.

3. Maior autonomia

Veículos movidos a hidrogênio costumam ter uma autonomia superior aos elétricos a bateria, podendo percorrer entre 500 e 800 km com um tanque cheio.

4. Menos impacto ambiental na produção de baterias

Como não dependem de baterias grandes de íon-lítio, os carros a hidrogênio reduzem a necessidade de extração de metais raros. Ou seja, podemos dizer que esse modelo é um respiro para o meio ambiente.

5. Funcionamento silencioso e eficiente

Assim como os carros elétricos, eles oferecem uma condução suave e silenciosa, além de terem uma eficiência energética maior que veículos a combustão.

6. Potencial para produção de hidrogênio verde

Se o hidrogênio for produzido a partir de fontes renováveis, como eletrólise com energia solar ou eólica, o impacto ambiental do combustível pode ser quase nulo.

Mesmo contando com inúmeras vantagens, principalmente se comparado ao carros elétricos movido a lítio. Os automóveis movidos a hidrogênio ainda passam por inúmeros desafios.

Apesar de empresas como Toyota e BMW terem investido pesado nesse modelo de tecnologia, os desafios para expansão neste setor incluem o alto custo de produção, a escassez de infraestrutura para abastecimento e a eficiência energética menor em comparação com baterias elétricas.

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Recentemente a Toyota, lançou o modelo Mirai, um dos primeiros carros a hidrogênio comercializados e a BMW também tem investido em veículos a hidrogênio, como o BMW iX5 Hydrogen, contudo, a produção em larga escala ainda não foi alcançada, e a empresa continua a avaliar a viabilidade comercial dessa tecnologia.

E é correto afirmar que um dos fatores mais desafiadores que impede a evolução em livre escala desse modelo de tecnologia envolve a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio que permanece limitada e representa um obstáculo adicional para a adoção em massa desses veículos. ​

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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