Apesar de dividir opiniões por causa do seu avanço desenfreado, a inteligência artificial IA é uma ferramenta excepcional para ajudar a evitar acidentes de trânsito.
Estatisticamente os dados referentes ao comportamento do brasileiro no trânsito não são nada promissores. De acordo com o Ministério da Saúde, somente no ano de 2022, ocorreram 33.894 mortes em decorrência de acidentes de trânsito. E dentro desse número significativo existe uma parcela dos profissionais que atuam dentro do setor de transporte de cargas.
Crédito: Freepik
Esses dados preocupantes tem feito empresas que representam o setor de transportes, investir pesado em tecnologia e gestão com objetivo de prevenir acidentes. Entre os investimentos tecnológicos de ponta estão a implementação de plataformas de monitoramento e análise, uso de câmeras embarcadas e telemetria. Vale ressaltar que essa última alternativa é uma forma de combater acidentes no trânsito e otimizar a segurança viária.
Além dessas medidas de prevenção no trânsito, existem outros recursos movidos a Inteligência artificial que estão passando a ser utilizadas por transportadoras e outras empresas do segmento. Todas as estratégias são feitas com o objetivo de ajudar a diminuir o número de acidentes nas estradas. Separei neste artigo os principais recursos tecnológicos, movidos pela IA que tem potencial para garantir a segurança dos motoristas nas estradas, principalmente os que lidam com transportes de cargas e passageiros.
8 Maneiras de Diminuir os Acidentes nas Estradas Através da Inteligência Artificial
Segue abaixo algumas medidas inovadoras e preventivas que podem ser utilizadas com o uso da IA.
Crédito: Freepik
Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS)
Podemos dizer que o ADAM é um excelente recurso para quem trabalha dirigindo nas estradas. O sistema é composto por sensores, câmeras e algoritmos que tem a finalidade de detectar obstáculos, reconhecer faixas e identificar pedestres, acionando alertas ou intervenções automáticas para evitar colisões.
Veículos Autônomos
De uns anos pra cá o número de veículos autônomos vem crescendo gradativamente no Brasil. Ele é movido por tecnologias que com o comando da inteligência artificial, permitem que o carro, ou caminhão, tomem decisões em tempo real, reduzindo erros humanos e melhorando a segurança ao trafegar.
Monitoramento e Previsão de Tráfego
Essa terceira opção fala por si só. Ela funciona a partir de algoritmos que são responsáveis por analisar dados em tempo real com intuito de prever congestionamentos e identificar situações de risco, permitindo intervenções antecipadas e rotas alternativas.
Detecção de Fadiga e Distração
Uma outra inovação promovida pela inteligência artificial são os Sistemas de monitoramento com câmeras e sensores que acompanham a atenção do motorista e emite alertas quando sinais de cansaço ou distração são detectados.
Gerenciamento Inteligente de Sinalização
Cada vez mais podemos notar nas grandes metrópoles, semáforos e sinais de trânsito equipados com IA ajustam seus ciclos com base na dinâmica do tráfego, otimizando o fluxo e minimizando riscos de acidentes.
Análise de Dados para Identificação de Zonas de Risco
Um outro benefício da IA é que ela pode ser utilizada com a finalidade de analisar históricos de acidentes e condições viárias para identificar pontos críticos, permitindo que autoridades realizem intervenções e melhorias.
Sistemas de Assistência à Frenagem de Emergência
Esse sistema funciona através de algoritmos que têm o papel de detectar situações críticas e acionar automaticamente a frenagem, reduzindo a probabilidade ou a gravidade de colisões.
Manutenção Preventiva de Infraestrutura
Como você pode perceber aqui, grande parte das IA são movidas através de sensores. E aqui não é diferente. A manutenção é feita a partir de dados de sensores e análises preditivas, a partir daí a inteligência artificial consegue identificar problemas em estradas, como buracos ou falhas na sinalização, permitindo ações preventivas para evitar acidentes.
Prevenção de Acidentes: 4 Benefícios da IA no Trânsito
Fiscalização das leis de trânsito - Uma excelente forma de identificar o motorista infrator. Ou seja, quanto maior o número de infrações for detectadas, maiores são as chances de aplicar multas e outras formas de punição aos motoristas imprudentes
Alerta sobre condições climáticas - Chuvas, ventos fortes, e outros fenômenos naturais podem contribuir para a falta de segurança no trânsito. Nessas situações, as câmeras avisam sobre as condições das pistas em tempo real, agilizando as ações das equipes de segurança.
Analisar Tráfego e pista - Identificar buracos, objetos nas vias, animais circulando e outras intercorrências como da qualidade das ruas, estradas e rodovias. A IA é responsável por enviar alertas de risco e necessidade de manutenção às autoridades.
Prevenir Assaltos - Infelizmente os acidentes não são a única preocupação do brasileiro nas ruas e nas estradas. Assaltos em locais com congestionamentos e sinais fechados também podem ser detectados pelo sistema de inteligência artificial, que envia um alerta à polícia de forma automática.
Ambulâncias mais Ágeis - Caso você não saiba a IA mapeia qualquer acidente assim que acontece e reporta à central. Isso sem que uma vítima ou testemunha precise ligar para os socorristas. O próprio sistema aciona a central de ajuda mais próxima e a das ambulâncias é mais rápida.
Cada uma das abordagens listada nos últimos tópicos, demonstra como a IA pode transformar a segurança viária, contribuindo para a diminuição dos acidentes de trânsito.
Crédito: Freepik
Apesar de não possuir mais dados tão favoráveis no trânsito, principalmente no que diz respeito ao transporte de cargas, temos um fato positivo que é a existência e os avanços de novas tecnologias movida à inteligência artificial, que são programadas para atuar nesse segmento.
Mesmo com as inúmeras vantagens proporcionadas pela inteligência artificial, não podemos ignorar o fato e simplesmente fechar os olhos, com relação aos números relevantes de acidentes nas estradas e não responsabilizar o condutor. Sim. Ele tem a sua parcela de culpa. A falha humana é real, ela existe.
Conheça, fora da caixa, o maior blog de marketing e tecnologia do Brasil.
Não é segredo para ninguém que a educação do brasileiro no trânsito, precisa evoluir muito. Por mais que estejamos expostos a congestionamentos caóticos, estradas irregulares, eu diria que algumas até intrasitaveis, e outros problemas que acarretam em séria dificuldades com relação a mobilidade no trânsito, o fato é que não existe inteligência artificial nenhuma no mundo que ajuda a diminuir os número de acidentes se o condutor não estiver disposto a mudar o seu comportamento com a finalidade de construir.