Sexta, 22 Novembro 2024

Viviane Mansi*

Uma nova cidade, Woven City ou, numa tradução livre, Cidade Entrelaçada. Foi esse o anúncio do nosso presidente global, Akio Toyoda, na CES 2020 (Consumer Electronics Show), a maior e mais importante feira de tecnologia do mundo, que aconteceu de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas.

Aos pés do Monte Fuji, no Japão, a Toyota desenvolverá um ecossistema completo onde podemos ver, na prática, como será viver no futuro. Desenhada como um "laboratório vivo", Woven City poderá testar e desenvolver tecnologias autônomas, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial em um ambiente real. A ideia é trazer 2 mil pessoas e aumentar a população conforme o projeto - cuja inauguração está prevista para início de 2021 - avançar.

A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do País. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia, o hidrogênio. A vegetação, nativa.

Os residentes terão acesso à tecnologia de ponta dentro de suas casas. A inteligência artificial verificará a saúde dos moradores e será como um assistente pessoal para recomendar melhorias ou prevenir riscos, criando uma oportunidade para utilizar tecnologias conectadas com integridade e confiança.

Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.

Quem ganha com tudo isso? As pessoas. Elas, desde o início, são o foco da empresa e continuarão no centro da tomada de decisão e investimento. E, por mais que a mudança que estamos vivenciando seja a maior em um século, decidimos fazê-la mantendo as bases que nos trouxeram até aqui - os mesmos valores, mas em outra velocidade.

E para ganharmos a velocidade necessária, não estaremos sozinhos. Colaboração, que já era algo tão presente nos corredores da empresa, agora estão amplificados. A cidade está aberta a quem mais tiver interesse em fazer parte dela e demonstrar as possibilidades que a tecnologia traz.

A cidade que até então só fazia parte dos nossos sonhos e da ficção científica, está bem perto de se tornar real e inspirar mais e mais avanços tecnológicos para todos, mesmo para os países que estão mais distantes dessa realidade. Sonhar é para todos. Superar-se é algo que se tornou, ao longo dos 83 anos, a nossa marca.

Futuro, pode chegar. Nós estamos preparados para oferecê-los para todos.

Viviane Mansi
* Diretora de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade da Toyota do Brasil

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!