Anderson Ozawa é diretor Vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar)
As empresas não podem mais olhar somente para a linha de receitas. É óbvio que vender mais parece ser o grande objetivo de uma empresa, mas, existe aí um grande engano que separa organizações de sucesso de outras falidas: uma existe para ter lucro!
E a equação básica do lucro, a mais conhecida, é:
LUCRO = RECEITAS (-) DESPESAS
Em negócios, atualizados e evoluídos é:
LUCRO = RECEITAS (-) DESPESAS (-) PERDAS
Isso significa que as empresas devem olhar para três variáveis, sendo que apenas duas estão em suas mãos e apenas uma destas, é de seu total controle: AS PERDAS.
A Gestão das Perdas é um ponto importantíssimo na operação dos negócios. Quando uma empresa passa a olhar suas perdas com a devida criticidade e relevância, ela passa a entender melhor o seu negócio, pois, as perdas têm probabilidade de ocorrer nos pontos de riscos do negócio. São justamente os pontos onde ninguém quer olhar, mas, onde a marca pode tornar-se mais eficiente e mais lucrativa.
O avanço da área de Prevenção de Perdas, que diversas empresas já possuem, desde varejistas até fornecedoras de serviços, é uma posição de Gestão de Riscos. Esse processo tem um próximo passo que é a área de Profit Management ou Gestão de Lucros, que tem como objetivo olhar a empresa em toda a sua amplitude e detalhe, buscando melhorar e blindar os processos para que todo o negócio se torne mais lucrativo.