Helmuth Hofstatter desenvolveu sua carreira profissional sempre ligado a empresas que atuam no segmento do Comércio Exterior, especificamente ligadas à logística internacional. Foi contratado pelo TCP Terminal de Contêineres de Paranaguá como Coordenador de Projetos TI em que liderou diversas iniciativas que resultaram em melhoria e também de automação de rotinas e processos de um dos mais importantes portos de entrada e saída do país. Em paralelo a essa atividade, o especialista começou a criar a tecnologia que serviu de base para a LogComex, hoje uma das startups que mais cresce e revoluciona o Comércio Exterior Brasileiro.
O último relatório anual divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) referente ao ano de 2018 apontou uma queda do Brasil no ranking de exportações, que agora passa a ocupar a 27ª posição.
Medidas sugeridas frente a este cenário, indicam o aperfeiçoamento do planejamento logístico. Por isso, separei quatro motivos para investir em vendas no comércio exterior e as melhores formas para alavancar a posição do nosso país dentro do mercado internacional, a partir de benefícios ao realizar exportações. Confira:
1.Resultados financeiros
Iniciar o processo de exportação, além de promover o desenvolvimento do negócio, gera uma melhora nos resultados financeiros, uma vez que não depende apenas do mercado interno para comercializar.
2. Aumento da produtividade
Além de ampliar o segmento de atuação do negócio, as atividades na exportação permitem diversificar os produtos comercializados gerando novas vendas.
3. Independência de mercado
Investir em exportação permite ampliar o tempo de venda de uma mercadoria, para além dos períodos de alta demanda gerados pela economia interna. Desta forma, o exportador não fica tão dependente da economia interna.
4. Competitividade
O sucesso nas vendas também está ligado ao nível de participação no mercado. Desta forma, para garantir a competitividade, é importante realizar uma análise de market share, entendendo o posicionamento e a movimentação das cargas na exportação.
Através de um Big Data Analytics, você consegue uma visão panorâmica da exportação brasileira, além de gerenciar seus embarques em só lugar.