Eduardo Cardoso é Chief Technology Officer da Rentcars.com
Quando falamos em internacionalização de empresas nos referimos a uma série de processos modernos de integração cultural, comercial e econômica. Se realizados de forma profissional, levando em conta as oportunidades e ameaças do ambiente de negócios, esses processos geram diversas vantagens como o aumento das receitas, ganhos de reputação e competitividade, além de ampliar as redes de relacionamento da empresa.
E para que a internacionalização de uma companhia tenha êxito é preciso contar com um setor de TI competente e inovador. A inovação dentro do contexto tecnológico tem a capacidade de agregar valor aos produtos da empresa, fazendo com que ela se diferencie das outras companhias que fazem parte de um mesmo mercado.
Há 1 ano e quatro meses eu cheguei na Rentcars.com, uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de aluguel de carros no mundo, e assumi a área de tecnologia em meio ao processo de internacionalização da empresa. Um dos principais desafios que encontrei foi a necessidade de adicionar idiomas diferentes nos canais digitais da companhia (site, site mobile e apps Android e iOS), até então apenas com português, inglês e espanhol. Para dar escalabilidade e permitir que a área de produto pudesse inserir rapidamente um novo idioma, tivemos que fugir de bancos de dados e montamos um serviço desenvolvido em plataforma na nuvem, afinal o know-how da nossa equipe técnica sempre foi voltado para o desenvolvimento em cloud.
Outra mudança interessante que realizamos foi a troca do mecanismo de busca por localidade (cidade ou aeroporto onde o cliente quer retirar o seu carro alugado), já que ele é o primeiro ponto para a captação de clientes. Agora apostamos em soluções baseadas em Machine Learning para facilitar a navegação e deixá-la mais intuitiva. A ideia é que o mecanismo reconheça a localidade pesquisada mesmo que ela tenha sido escrita foneticamente, aprimorando, dessa forma, a experiência e a agilidade da busca.
Também visando uma melhor navegação, descentralizamos os conteúdos estáticos, como as imagens dos veículos que aparecem na plataforma. Agora, a imagem de cada carro é replicada em servidores espalhados pelo mundo (serviço de CDN). Isso permite que a plataforma ganhe em desempenho, uma vez que um usuário europeu vê a imagem armazenada em um servidor da Holanda, por exemplo, enquanto um brasileiro recebe imagem idêntica, mas armazenada em São Paulo.
Esse processo foi importante, no entanto, ele acabou nos colocando à frente de outros desafios. Afinal, quanto mais complexa uma empresa fica, mais vulnerável ela se torna. Ter diversos servidores em localidades diferentes requer ferramentas de monitoramento que possam mitigar possíveis problemas. A gestão de muitas estruturas requer muita eficiência do time TI.
Outro obstáculo que superamos foi a falta de informatização de muitas empresas na América Latina. Enquanto a empresa estava se expandindo, nós percebemos que não era possível trabalhar só com APIs que tinham fácil conectividade com a nossa plataforma. Muitas locadoras de países como Chile, Argentina e Colômbia, não contavam com tecnologias mais atuais.
Por conta disso, tivemos que nos adaptar. A solução foi desenvolver um sistema que permitisse que os parceiros que ainda não possuem serviço de web service/API possam cadastrar todas as suas informações, como lojas, frota, disponibilidade, preços e proteções.
E todas essas soluções só demonstram que inovar constantemente em termos de tecnologia, permite com que as empresas trabalhem com novas parcerias estratégicas e estabeleçam um alto padrão de qualidade em seus serviços. As companhias que apostam em iniciativas baseadas no uso de tecnologia de ponta transformam a experiência de seus usuários e, consequentemente, crescem dentro de seu mercado – e não só a nível regional, mas sim em escala global.