Ricardo Zanlorenzi é especialista em gestão e comunicação empresarial e é CEO da Nexcore Tecnologia
O IoT (Internet Of Things), ou Internet das Coisas, é um termo recente, mas muito comum e está em pauta nas principais feiras de inovação ao redor do mundo. Popularizado nos últimos dois anos, tem como essência coletar e acessar um banco de dados de informação bruta, gerado e acessado através de diversos canais. Mas essa tal IoT é realmente uma vantagem para o seu negócio?
O principal ponto que a IoT traz quando falamos de atendimento ao cliente, é que ela possibilita uma análise comportamental exclusiva de cada um. Quando o cliente se relaciona por vários meios de comunicação, ter essas informações armazenadas em um grande banco de dados segmentado, torna não só essa análise mais adequada, como pode ajudar a transformar a experiência desse atendimento ao cliente algo único e incrível, o que, claro, é sempre bom para os negócios.
Essa integração feita pela IoT faz com que a empresa passe a receber notificações instantâneas quando determinado produto demonstra algum tipo de problema, possibilitando que o próprio IoT, tome medidas protetivas, agendando recalls e mitigando maiores dores de cabeça ao consumidor do produto ou solução. Isso também é uma vantagem, já que teremos o problema solucionado muito mais rápido e o consumidor satisfeito.
Mas como integrar esse tão falado IoT a sua empresa? A adesão mais comum é a instalação de um software de monitoramento no produto e integração ao banco de dados referente ao cliente, assim ele consegue prever problemas e oferecer um atendimento alinhado com o que o consumidor deseja naquela situação. Estamos em uma busca constante por novas tecnologias que melhorem o relacionamento e o atendimento ao cliente, não é à toa que o IoT é uma delas, e deve ser muito explorado nos próximos anos.
Esse é o futuro do atendimento ao cliente. Com o IoT a interação humano-humano tender a diminuir, uma vez que a predição de um problema será toda computada e apresentada de forma natural ao cliente que enfrente algum tipo de problema, prevenindo descontentamento com a marca. Essa tecnologia é um ótimo investimento para quem quer se relacionar de forma satisfatória com o cliente, oferecendo um relacionamento humano, próximo e que realmente conhece cada um deles.