Quinta, 18 Abril 2024

Sonia Maria de Barros Alberto, presidente do Clube Soroptimista Internacional de Santos. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Somos o Clube Soroptimista Internacional de Santos e temos como finalidade de trabalho incrementar políticas de melhoria de vida para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Muito já foi feito neste afã, desde que foi criado o Soroptimismo em 1921 nos EUA. A mulher já vota, é também votada, participa da vida pública, desempenha as mais variadas profissões, mas queremos neste pequeno recado lembrar-nos de um tema que muito tem nos preocupado, e que continua presente em alguns setores da sociedade como um ponto negro, não enfrentado nem tampouco equacionado.

Queremos falar do tráfico internacional de mulheres. Doído, evitado, mas infelizmente presente em alguns segmentos da sociedade, e segundo estatísticas em número maior no norte e nordeste do Brasil. A figura do aliciador, um vendedor de sonhos disfarçado, se apresenta mostrando possibilidades de vida melhor para mulheres e até adolescentes, que embarcam numa viagem perigosa, onde às vezes podemos observar até fins trágicos naquilo que se vislumbrava com tanta expectativa de boas mudanças.

Faz-se necessário políticas de esclarecimento sobre viagens para submundos em outros países, onde além da família e amigos estarem distantes, ocorre ainda a subtração de documentos e até as barreiras culturais e econômicas impedem a vítima de iniciar seu caminho de volta. Dói-nos muito saber que brasileiras têm sido alvo desses apelos, e não podemos mais negar informações para impedir.

Estamos na porta de um governo novo, e pedimos que haja um acordar para este tráfico. Que aliciadores sejam detectados e impedidos de agir, que mulheres e meninas saibam dizer não a qualquer proposta que não tenha em si algo concreto quanto à objetividade. Ministérios novos estão sendo criados, e este capítulo pode estar entre os temas que não podem ser deixados para baixo do tapete.

As escolas devem também ampliar seu entendimento sobre o papel que desempenham na sociedade. Muitas vezes é ali o único lugar onde uma menina tem acesso a informações que podem levá-la a um mundo melhor, um mundo de sonhos e realizações onde o saber é o grande vetor. Há necessidade de ampliar o leque do conhecimento, para além de matérias de formação básica, mas também para as que completam o ser para viver uma vida de possibilidades múltiplas, trazendo fortalecimento para a pátria na formação de pessoas íntegras e conhecedoras de seus potenciais.

O nosso recado é este, vamos em frente. Há muito a fazer, mas as soroptimistas estarão sempre nas brechas, ajudando, colaborando, trabalhando. Isso nos engrandece, nos dá finalidade de existir e nos realiza também como pessoas. O trabalho voluntário é um vetor de grande força na sociedade, trabalho energizado com muito amor ao próximo, e com resultados extremamente positivos em todo lugar que se desenvolve.

Meninas e Mulheres, estamos aqui atentas às suas necessidades e queremos vê-las cada vez melhores nas suas funções na família, na sociedade, na pátria. Vivemos clima de mudanças, e que os ventos soprem no sentido de bons dias para todos. A esperança deve estar neste momento amparada por nossas preces e atitudes. Vai dar certo!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome