Quarta, 06 Agosto 2025

Notícias do dia

O quão importante é conhecer o destino para vendê-lo melhor foi uma fator ressaltado não só por Osman Oguz, da Maya Holidays, mas também pelos participantes do fam tour organizado pela operadora pela Turquia. Mesmo já operando Turquia antes da viagem, eles apontam novas oportunidades após o contato direto com o destino, que oferece muitas possibilidades.

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A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu ontem, terça-feira (12/3), a construção de novos portos privados para ampliar a concorrência no setor portuário, o que irá baratear os preços para a movimentação de cargas nos terminais, além de aumentar a capacidade operacional portuária e atender ao aumento de demanda nos próximos anos. A manifestação foi feita em audiência pública na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP) 595, que propõe a abertura dos portos brasileiros ao capital privado e a modernização da gestão do setor. No debate, a senadora negou que os novos terminais privados, que poderão operar carga própria e de terceiros, independente da quantidade de carga, reduzirão a competitividade dos portos públicos. “Os portos públicos são fundamentais, mas a movimentação de cargas irá dobrar nos próximos sete anos e isso reforça a urgência na necessidade de mais portos”, ressaltou.

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Os armadores que atuam no Brasil na navegação de longo curso somam mais de US$ 40 bilhões em ativos em utilização no país, entre navios, equipamentos e instalações. Em conjunto, essas empresas brasileiras e globais disponibilizam uma frota de cerca de 400 navios, operando em dezenas de linhas de navegação que ligam o Brasil a 170 países. Com sua atuação, essas empresas têm garantindo agilidade e eficiência às nossas exportações e a própria manutenção em si do fluxo comercial, a despeito dos notórios gargalos que o país enfrenta e que as propostas que constam da MP 595 buscam resolver.

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O atraso no escoamento da supersafra brasileira de soja – que deve render mais de 80 milhões de toneladas pela primeira vez – deixa os portos de exportação cercados de navios e concentra um volume cada vez maior de grãos nas regiões agrícolas. Em Paranaguá, o número de embarcações ao largo chegou a 89 e mais 21 são esperadas até amanhã. Dos navios que já chegaram, mais de 70 vão carregar grãos e farelo de soja. Em Santos, o cerco é de 81 unidades, metade graneleiros.

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A Tam efetuou a troca de 3 mil trolleys (carrinhos usados para armazenar comidas e bebidas nos voos) por equipamentos 7,5 kg mais leves. Com isso, a companhia afirma economizar 1,5 milhão de litros de combustível por ano. A ação abrange toda a frota da companhia. “O combustível representa uma grande fatia dos custos fixos da companhia, por isso, a readequação de alguns processos e a mudança de algumas rotinas são as principais maneiras de conseguirmos a redução do consumo, sempre tendo como fator primordial os padrões de segurança”, afirmou Adriano Venditti, gerente de Projetos.

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