Domingo, 19 Mai 2024

A Coca-Cola publicou recentemente em seu site e no Estado de S. Paulo um anúncio de alerta: a empresa não utiliza serviço de firmas de recrutamento que cobram taxas de seus candidatos para participar das seleções. “Ficamos sabendo que havia empresas de recolocação profissional afirmando que faziam seleção de candidatos para vagas aqui na Coca-Cola”, diz a gerente de RH da empresa, Marisa Salgado. “E pior do que utilizarem falsamente nosso nome é que ainda cobravam dos candidatos para participar dessa suposta seleção.”

Marisa explica que a única maneira de concorrer a uma vaga na Coca-Cola - seja para cargos executivos ou de estagiário - é cadastrando currículo no site da empresa. “Nós nunca utilizamos nem vamos utilizar empresas de seleção que cobrem taxas dos candidatos. Se chamarmos alguma consultoria, quem vai pagá-la somos nós, não os profissionais”, explica Alessandra Nogueira, também gerente de RH da empresa. “Estamos alertando as pessoas para que não caiam no embuste.”

Segundo informações recebidas pela Coca-Cola, houve casos de pessoas que desembolsaram até R$ 4,5 mil para concorrer a um posto de trabalho. “Isso acontece com muitas empresas de grande porte”, diz o diretor da consultoria Michael Page, Marcelo de Lucca. “Já houve casos de empresas que, além de oferecerem vagas inexistentes, se disseram parceiras da Michael Page em recrutamento. Nós não temos parceiros.”

Uma executiva que pediu para não ser identificada conta que recebeu uma oferta de vaga na gerência de vendas de uma cervejaria. “Eu estava desempregada e a oportunidade pareceu boa. Mas quando fui fazer o primeiro teste, estranhei que não houve uma apresentação da empresa para os candidatos. Quando a funcionária pediu R$ 1 mil para fazer os testes, vi que era golpe e fui embora.”

A situação é semelhante à vivida pela jornalista americana Barbara Ehrenreich e contada em seu livro Desemprego de Colarinho-branco. Ela se passou por desempregada, criou um currículo de relações-públicas em busca de cargos de gerência, e depois de procurar por quase um ano e gastar US$ 6 mil com treinamentos esdrúxulos e viagens, não conseguiu colocação.

Lucca diz que os golpistas se aproveitam da fragilidade da pessoa desempregada. “Muitas não cairiam num golpe em condições normais, mas o desemprego não é uma condição normal.” Na maioria das vezes, a vítima e a empresa usada indevidamente não podem fazer nada: “Os golpistas não dão contrato, documento ou papel que permita identificá-los, e aí não há provas para fazer denúncias,” diz Marisa, da Coca-Cola.

No Procon de São Paulo são raras as queixas contra empresas desse tipo. Segundo o Procon, isso ocorre porque dificilmente há algum documento que prove que a empresa cobrou por uma vaga de emprego. Como a relação de serviço não é confirmada, o candidato fica a ver navios. Além disso, é comum que as empresas mudem muitas vezes de nome e CNPJ.

“Esse tipo de golpe ocorre com mais freqüência para cargos operacionais ou de média gerência”, diz Lucca. “As pessoas que buscam cargos de alta gerência normalmente já conhecem processos seletivos profissionais e sabem quando uma oferta é furada.”

O principal sinal que uma oferta de vaga é golpe é a cobrança de taxas para participar da seleção. “As empresas não fazem mais isso. Nas seleções profissionais, o cliente da consultoria é a empresa, não o candidato. Quem deve arcar com os custos é a empresa”, explica a sócia em gestão de RH da KPMG, Patrícia Molina.

Tramita na Câmara o projeto de lei 4.978/2005, que proíbe empresas de RH de cobrarem taxas. “Mas já há um movimento de conscientização, e as empresas estão preocupadas com a qualidade de seus recrutamentos”, diz Patrícia. A KPMG dobrou o número de atendimentos nos últimos três anos. “Quanto mais as empresas sérias crescerem, mais as pessoas saberão como esses processos funcionam e haverá menos espaço para golpistas.”

Fonte: O Estado de S.Paulo - 1º FEV 07

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